Um espaço de aprendizagem

Dífero

Retângulo dividido em quatro faixas horizontais, nas cores rosa clara, cinza escura, cinza e cinza clara.

Bandeira dífero

Informações básicas sobre a orientação dífero

Uma pessoa dífero ou differo é capaz de sentir atração por múltiplos gêneros (e/ou por pessoas sem gênero), mas de forma que tais identidades de gênero são obrigatoriamente diferentes da própria.

É uma orientação menos específica do que penúlti, onde a atração é obrigatoriamente por todas as identidades além da própria, embora toda pessoa penúlti possa se dizer dífero caso queira. Também cobre atração por mais gêneros do que únu, orientação similar para quem sente atração por apenas uma identidade de gênero diferente da própria.

Uma pessoa não-binária capaz de sentir atração apenas por homens e por mulheres pode se dizer dífero. Uma pessoa sem gênero capaz de sentir atração apenas por pessoas aporagênero, pessoas xenogênero e homens pode se dizer dífero. Ume mulher capaz de sentir atração por quaisquer gêneros além de mulher pode se dizer dífero.

Como acontece com a maioria das outras orientações múlti, o termo dífero não impede ninguém de utilizar outros termos compatíveis com a própria orientação também, como bi, pôli, tóren, tríxen, netúnique, urânique ou eneba.

 

Cunhagem e bandeiras

Quatro faixas horizontais: cinza escura, cinza clara, cinza e rosa clara.

Bandeira dífero

Em 15 de janeiro de 2018, mossy-maze no Tumblr publicou um texto intitulado Differo- attraction, explicando o conceito da orientação. O texto explica que o termo é aberto a interpretações diferentes do que significam “identidades de gênero diferentes” para cada pessoa não-binária, já que muitas identidades de gênero podem ser similares entre si, como certes demimulheres em relação a magimulheres, pessoas aporagênero em relação a maveriques ou mesmo pessoas poligênero atraídas por pessoas que possuem só um ou alguns dos gêneros que possui. Também contém a interpretação de que pessoas binárias dífero obrigatoriamente sentem atração pelo gênero binário que não possuem.

No dia seguinte, mossy-maze publicou uma versão mais curta da publicação, apenas com a definição base do termo, uma das bandeiras e um parágrafo explicando a existência do texto mais longo.

Foi também mossy-maze que fez ambas as bandeiras dífero mostradas nesta página. As faixas cinzentas demonstram o quanto atração não é uma questão “preta e branca” (talvez em referência à orientação dífero não ser hétero só por não incluir atração pela mesma identidade de gênero), e a faixa rosa representa atração.


Links adicionais: