O que significa fortitudiane, como orientação?

Bandeira fortitudiana por OutherWordly Coinings
Uma pessoa fortitudiana se considera gay por gêneros maverinos (relacionados ao gênero maverique), autônomos e outros que sejam outerinos e caracterizados por autonomia de gênero.
Alguém pode se considerar lésbique ou gay de formas que não sejam completamente restritas a se atraír somente pela mesma identidade de gênero exata da pessoa: por exemplo, ume juxera que só sentiu atração por mulheres e por demimulheres pode preferir se dizer lésbique, ainda que termos como tríxen também sejam abertos a tal pessoa. Portanto, pode-se dizer que uma pessoa que não se identifica exatamente como alguém de gênero maverino/autônomo e/ou que não necessariamente sente atração pela mesma identidade de gênero que possui também pode se dizer fortitudiana.
Mesmo assim, a identidade fortitudiana é relativamente específica, com termos como celarsiane e ceneliane sendo mais abrangentes de outras experiências de atração equárica (isto é, por pessoas de um mesmo grupo em relação à identidade de gênero) para além dos gêneros mulher e homem. Também existem termos como íteri e eneba, que não são restritos com base na atração ser equárica.
Qual a etimologia do termo?
O nome original da identidade, fortitudian, vem de um exoplaneta chamado Fortitudo. A pessoa que cunhou o termo falou que os fatos de seu nome significar força e fortidão e de sua estrela, Libertas da constelação Áquila, ter o nome de uma deusa que representa liberdade, inspiraram o nome da identidade.
A tradução para a língua portuguesa transforma o final -ian em um final flexível onde uma vogal ou outro tipo de terminação/flexão é adicionada. Ou seja, uma pessoa é fortitudiana, um grupo é fortitudiano, umy maverique cuja linguagem pessoal é -/ily/y é fortitudiany e assim por diante. Este processo foi similar ao das traduções para celarsiane, velauriane e hestiane, entre outros termos.
Quando surgiram o termo e as bandeiras?

Bandeira fortitudiana por Dexter
Em 12 de janeiro de 2024, OutherWordly Coinings, previamente outherworldlycoining e theoutherlings no Tumblr, publicou um texto avisando que iria cunhar algumas versões da orientação gay específicas para pessoas com certas qualidades de gênero, listando fortitudiane entre tais termos. No dia seguinte, foi publicada no mesmo blog uma explicação sobre o nome e uma bandeira para a identidade.
Em 17 de agosto de 2024, Dexter/Zephyr, neopronouns no Tumblr, publicou uma bandeira alternativa para a identidade a pedido de uma pessoa anônima. Segundo Dexter, as primeiras quatro faixas da bandeira representam gêneros autônomos/maverinos/outerinos, enquanto as faixas verdes representam autonomia de gênero.
Links adicionais e fontes:
- Fortitudiane – Termos NHINCQ+
- fortitudiane | cuancoânique | esmertriane | velesiane – neopronouns
- Infográfico para IAU NameExoWorlds – International Astronomical Union
- Cópia da publicação feita em 12 de janeiro de 2024 por OutherWordly Coinings, originalmente disponível em outherworldlycoining.tumblr.com/post/739352597651226624:
Having finished with the outherine categories, I’m going to start a series of coinings for different orientation labels centred around the different outherine genders and qualities.
I’ll use this post to link all the terms as I coin them.
The thematic Ill be using for the labels is exoplanets as I associate them heavily with outherinity.
I won’t be coining gender-loving-gender terms, because I’ll have to coin 50 labels per centred gender. But rather “Gay for [gender]”, “straight for [gender]”, etc labels.
The labels are:
- Cuancoanic – Gay for Aineminine genders
- Fortitudian – Gay for maverine and autonomous genders
- Smertrian – Gay for Ainuline genders
- Velesian – Gay for Altraenine and/or ambiguine/ambiguous gender
- Cópia da publicação feita em 13 de janeiro de 2024 por OutherWordly Coinings, originalmente disponível em outherworldlycoining.tumblr.com/post/739402360800067584 (reblog aqui):
Fortitudian
[PT: Fortitudian]An orientation for those who are gay for maverine genders, autonomous/autonomine genders and other outherine genders characterised by gender autonomy.
The name comes from the exoplanet Fortitudo, orbiting the star Libertas in the constellation of Aquila. It was chosen because both the name of the planet means “strength, fortitude” and the star that it orbits was named after the goddess of freedom and after freedom itself. In a sense, they can be seen as representing the strong sense of gender and the autonomy, self-governance and authenticity that characterises maverine and autonomine genders.
The flag:
