O que é neegênero?

Bandeira neegênero
Neegênero ou ningênero é um termo que abrange quaisquer gêneros neutros. É possível utilizá-lo para:
- Descrever uma característica neutra dentro de determinada identidade de gênero. Por exemplo, uma pessoa que só se diz não-binária pode falar que sua experiência está sob o guarda-chuva neegênero por experienciar neutralidade, ainda que tal pessoa prefira não se descrever com termos mais específicos como gênero neutro ou neutroix;
- Descrever uma identidade de gênero caracterizada por neutralidade. Por exemplo, uma pessoa pode dizer que é bigênero neegênero/qufa por um de seus gêneros ter características neutras;
- Categorizar identidades de gênero caracterizadas por serem neutras, como neuangi, marmeneu e gênero-esmeralda.
Existe diferença entre identidade de gênero caracterizada por ser neutra e gênero neutro?
A diferença principal entre as duas expressões é que identidade de gênero é um termo mais abrangente do que gênero. Por exemplo, bigênero é uma identidade de gênero para uma pessoa que possui dois gêneros, enquanto gênero-cinza é uma identidade de gênero que pode ser usada por pessoas que percebem ter um senso de gênero fraco que não chegaria a constituir um gênero. Existem contextos onde ambos os termos vão ser tratados como intercambiáveis, os quais podem até acabar misturando modalidades de gênero junto nisso, mas, como o Orientando é um recurso para pessoas que buscam aprender sobre esses assuntos, o site tem a intenção de usar linguagem precisa onde for possível.
Ou seja, uma pessoa libraneutra pode ser neegênero mesmo não tendo gênero, ou tendo pouco gênero, enquanto o termo gênero neutro seria mais precisamente aplicado a alguém que tem um gênero (o qual é neutro).
Também é possível discutir uma peculiaridade relativamente específica a neegênero, que é a inclusão da neutralidade dentro de muitas definições de gênero neutro como uma identidade de gênero. Por exemplo, é possível dizer que feminilidade é um conjunto de características cuja origem encontra-se em questões relacionadas a ser mulher, mas gêneros femininos não são necessariamente relacionados ao gênero mulher, e vice-versa; embora seja comum a utilização do termo “gênero feminino” para falar de mulheres, não faz sentido definir o gênero mulher como “gênero caracterizado/composto por feminilidade”, enquanto é possível descrever gênero neutro com base em neutralidade.
O termo niagênero (niagender) foi cunhado em 2019 como um que cobre todas as pessoas no espectro de gênero neutro, derivado de outros que foram cunhados para separar mulheres/gêneros similares de gêneros femininos e homens/gêneros similares de gêneros masculinos. Porém, mesmo a pessoa que publicou o termo (a pedido de uma pessoa anônima) apontou que não há muita diferença entre niagênero e neegênero, com a possibilidade de niagênero se referir especificamente a pessoas gênero neutro, parcialmente gênero neutro ou adjacentes a gênero neutro em si, enquanto neegênero poderia se referir a quaisquer identidades de gênero definidas por neutralidade.
Mesmo assim, não é comum ver discussões tentando separar gênero neutro da neutralidade de gênero, por mais que a neutralidade seja uma característica que possa existir em combinação com quaisquer outras identidades de gênero.
Como/quando surgiram o termo e a bandeira neegênero?
A sigla NIN originalmente surgiu dentro de um contexto de orientação. Em 22 de junho de 2015, o Tumblr Pride Flags For Us publicou as bandeiras finorientada, minorientada e ninorientada, com a explicação de que a letra N na sigla era tanto para neutre quanto para não-binárie e nule.
Eventualmente, a sigla ficou associada somente com identidades neutras. É difícil saber quando houve essa mudança de direção ou a cunhagem específica de ningender, mas uma pergunta respondida em Pride Flags For Us em 24 de julho de 2015 aponta que os termos feegênero e meegênero não existem naquele momento, e o deviantArt Pride-Flags publicou a bandeira neegênero em 19 de fevereiro de 2017 (creditada a Roswell, Pastelmemer no deviantArt). Um endereço mencionado na Wayback Machine indica que houve alguma publicação feita até 4 de junho de 2016 discutindo fee/nee/meegênero, porém esta publicação não foi arquivada.
A descrição de neegênero em Pride-Flags especifica que neegênero não é a mesma coisa do que não-binárie porque “juxera é um gênero não-binário mas feminino em natureza”, o que indica a possibilidade de uma visão onde todas as identidades que não referenciam ser mulher/ser homem/feminilidade/masculinidade seriam categorizadas como neutras, sendo esta uma possibilidade de como neegênero passou a apenas descrever identidades neutras.
A parte “IN” da sigla NIN refere-se a in nature, e a adaptação para a língua portuguesa tornou-se EE de em essência.
Links adicionais:
- Neegênero / Ningênero – Termos NHINCQ+
- Neegênero – Pride-Flags
- Feminilidade e masculinidade dentro de terminologia não-binária – Asterismos
- Gênero neutro – Nonbinary Wiki
- niagênero poderia existir, a versão neegênero de (l/m/f)iagênero. – momma-mogai-sphinx
- bandeiras fini- min- e nin-! – Pride Flags For Us (Wayback Machine)
- Existe meegênero/feegênero? – Pride Flags For Us (Wayback Machine)
- 2 endereços foram capturados para este prefixo – Wayback Machine
- sugestão de tradução: [qualidade] in nature → [qualidade] em essência – Aster
- ei qual é a diferença entre alinhade a [gênero] e [gênero] em essência? – neopronouns