Um espaço de aprendizagem

Freique

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores bege, salmão, rosa, magenta e vinho.

Bandeira freica (2022)

O que significa ser freique?

Pessoas freicas, freyicas ou freícas são pessoas de quaisquer identidades de gênero capazes de atração por todos os gêneros com a exceção de homens bináries, ou que optam por não ter relacionamentos com homens bináries.

 

O que separa a orientação freica de outras?

Assim como no caso de praticamente toda orientação múlti, isto é, definida por atração por múltiplos gêneros, ser freique não impede alguém de também adotar outros termos para descrever sua orientação, como bi ou pôli. Porém, existem alguns termos mencionando atrações por identidades de gênero específicas que, quando são reduzidos a “atração por não-homens”, podem ter suas particularidades apagadas:

  • Nãomem só menciona o fato de pessoas com tal orientação serem capazes de sentir atração por quaisquer pessoas que não sejam homens, mas de forma que não especifica a binaridade. Uma pessoa freica seria capaz de sentir atração por demi-homens ou homens não-bináries, por exemplo, enquanto nem toda pessoa nãomemorientada seria capaz de sentir atração por essas pessoas;
  • Pessoas netúnicas são capazes de atração por menos identidades de gênero do que pessoas freicas ou nãomemorientadas, já que pessoas netúnicas não são capazes de sentir atração por quaisquer pessoas não-binárias masculinas (como mascugênero ou nonvires) ou pessoas não-binárias alinhadas ao gênero homem, além de homens em si;
  • Nomin é uma orientação que só exclui atração por pessoas masculinas, de forma que não necessariamente exclui homens (bináries ou não-bináries) e que exclui pessoas de outras identidades de gênero que tenham identidades masculinas;
  • Trixen é uma orientação aberta a quaisquer pessoas que sentem atração por homens e por pessoas não-binárias. Existe uma infinidade de identidades não-binárias, então a orientação tríxen abrange muito mais possibilidades do que a orientação freica, embora também cubra esta experiência. Portanto, algumas pessoas tríxen podem se encaixar na definição de freique, mas também existem pessoas tríxen que só sentem atração por algumas identidades não-binárias, ao invés de todas. A definição de freique também cobre pessoas atraídas por homens bináries que optam por não agir em relação a tal atração, enquanto tríxen explicitamente não cobre tal atração em sua definição.

Existem também outras orientações que podem ser aplicadas a pessoas freicas dependendo de cada caso, como penúlti (caso a pessoa freica seja homem binárie) e inmo ou tulim (dependendo da ausência ou presença de preferência de gênero).

 

Como surgiram a orientação e as bandeiras freicas?

Em 19 de outubro de 2021, faerielogy no Tumblr publicou a definição e a bandeira para a orientação diônica, especificando que teve as orientações netúnica e urânica em mente e que queria fazer um termo alternativo a nãolherorientade. Em 26 de dezembro de 2022, Cael, valentinesie/caeliangel no Tumblr, publicou a definição e uma bandeira para a orientação freica, baseando-se em diônique, dizendo que freique é para ser “o oposto” de diônique mas adicionando a possibilidade de pessoas freicas sentirem atração por todos os gêneros mas não se relacionarem com homens bináries. A inspiração do nome veio de Freya, deusa nórdica que, segundo Cael, é uma deusa do amor que “não promove paz e harmonia[,] mas[,] ao invés disso[,] representa mulheres lindas e combativas”.

Quanto à primeira bandeira de Cael, suas faixas representam os seguintes significados:

  1. Atração a gêneros no espectro masculino e masculinidade;
  2. Orgulho, sentir orgulho e inclusão;
  3. Atração a gêneros no espectro feminino e mulheres;
  4. Ser multiorientade e ter atração peculiar;
  5. Unidade e solidariedade.
Cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores verde, verde oliva, laranja clara, rosa acinzentada clara e rosa acinzentada.

Bandeira freica (2024)

Em 23 de julho de 2024, Cael publicou outra bandeira freica de faerielogy, com o objetivo de parecer mais a bandeira diônica. Significados específicos não foram providenciados, mas os significados da bandeira freica anterior e da bandeira diônica já eram bastante parecidos, então é possível que sejam os mesmos.

A tradução de freyic para freique segue a mesma lógica de outros termos similares, como netúnique e neurálique. Nesta página, ficam também as adaptações freyique, para quem deseja uma adaptação mais direta, e freíque, para quem prefere pronunciar a palavra de outra forma. Todas as adaptações para a língua portuguesa possuem finais de palavra flexionáveis: um menino pode se dizer freyico, umi menini pode se dizer freíqui e por assim vai.


Links adicionais: