Pessoas celarsianas se situam completamente fora do binário de gênero e sentem atração por outras pessoas que estão completamente fora do binário de gênero.
Este termo é um subtipo de ceneliane, de forma que pessoas podem se dizer cenelianas tendo conexões ao binário de gênero (desde que não sejam pessoas binárias) e/ou se atraindo por tais pessoas, enquanto pessoas celarsianas enfatizam um isolamento completo do binário de gênero tanto em quem são quanto em por quem se atraem.
Alguns exemplos de pessoas que podem se situar completamente fora do binário de gênero:
- Pessoas aporagênero – cujos gêneros são presentes, mas são separados de homem e de mulher ou de qualquer coisa entre tais gêneros – incluindo pessoas de identidades como maverique, gênero-Sagitário e ilyagênero;
- Pessoas xenogênero – cujos gêneros não conseguem ser definidos somente com noções ligadas à proximidade ou rejeição de gêneros binários, dependendo de comparações com objetos, sensações, sentimentos e/ou afins – desde que suas identidades de gênero não sejam ligadas ao binário de gênero, como pode ser o caso de muitas pessoas gênero-estática, caelgênero ou vanabrélicas;
- Pessoas sem gênero ou desconectadas do conceito de gênero, como várias pessoas que são agênero, casgênero, apogênero ou quoigênero.
Shaun (antigamente kenochoric no Tumblr), que cunhou o termo, comparou ceneliane (e portanto celarsiane) com os termos lésbique e veldiane. Ou seja, a proposta de celarsiane parece ser a de uma orientação específica, e não a de um termo juvélico englobando todas as pessoas completamente fora do binário que se atraem por esse tipo de experiência, ainda que não contenha restrição em relação a atração por outras identidades.
O termo celarsian foi cunhado em 18 de julho de 2021. Ele é baseado na palavra celestial. A bandeira celarsiana foi colocada na mesma postagem, mas significados não foram dados para ela.
Links adicionais:
- Ceneliane e Celarsiane – kenochoric-moved (archive.today)