Um espaço de aprendizagem

Presumir gênero é inerentemente antitrans?

Presumir gênero é inerentemente antitrans?

Aviso de conteúdo: Esta é uma postagem sobre presunção de gênero. Ela é contra a presunção de identidades de gênero, mas como o público-alvo são pessoas que se acham justificadas em presumir gênero, ela menciona exemplos que podem machucar quem lida com disforia de gênero ou com questões similares.

Como você presume gênero? [emoji de vestido] com base nas roupas? [emoji de pessoa com mão pra fora] com base nos gestos? [emoji de pessoa com cabelo comprido cortando o cabelo] com base no cabelo? [emoji de pessoa levantando peso] com base no peito? [emoji de microfone] com base na voz?

Todos estes métodos podem falhar. Pessoas podem: [emoji de caminhão] ser inconformistas de gênero, como mulheres desfem ou homens "afeminades" (feminines). [emoji de cara com boca fechada por zíper] ser trans e não terem confiança em se abrir justamente pelo medo de não serem levadas a sério pela aparência/voz/roupa/etc.

 [emoji de pessoa triste] ser não-binárias e não terem como expressar "marcadores não-binários". Especialmente se levar em consideração identidades mais específicas. Como é possível sinalizar ser agênero, andrógine, juxera e maverique, de formas que sejam diferenciadas entre si e de expressões binárias?

A maioria das crianças são ensinadas a se verem como membras dos gêneros que lhes foram impostos ao nascerem. Enquanto crescem, a suposição da identidade de gênero dessas crianças só vai sendo reforçada, por meio de roupas, normas e divisões. Ela também nunca acaba, porque também se presumem os gêneros de adultes e de idoses. Esse reforço acaba por complicar a existência de pessoas que não se veem como os gêneros que lhes foram atribuídos ao nascer.

Porque, por conta da imposição, a pessoa trans/últer/iso/etc. pode: [emoji pensando] saber que há algo incomodando, mas não considerar cisdissidência por não a entender ou por não a ver como apropriada (em geral ou para si) [emoji sorrindo mas derretendo] se odiar por não se sentir à vontade como cis/ipso [emoji de silhueta] não expressar sua identidade real por não achar que a “merece” [emoji de pílula] ter problemas de saúde mental por não achar possível que outres a vejam da forma certa ou que há como viver bem não sendo cis

"Mas não é só a pessoa corrigir?" [emoji de macaco tapando a boca] Qualquer ume maldenominade em qualquer situação se sentirá à vontade para corrigir e(s) outre(s)? [emoji de casal onde uma pessoa tem cabelo comprido e outra tem cabelo curto] A necessidade da correção não vai existir só por conta de presunções de que todes são cis, bináries e/ou conformistas de gênero até que a pessoa “prove” que sua identidade é outra? Porque isso já demonstra um viés normativo.

Conclusão! Presumir gênero causa danos e tem base na cisnormatividade e na imposição de normas de gênero. É algo que prejudica pessoas trans por reforçar o cissexismo desde a infância e também em cima de pessoas trans com pouca ou nenhuma “passabilidade”. Mas também é prejudicial contra vários outros grupos de pessoas que não estão dentro das normas.

Presumir gênero é sempre uma ação transmísica?

Talvez eu não a descrevesse como especificamente transmísica. Mas é com certeza cissexista e enraizada em normatividade de gênero.

As identidades de gênero presumidas são apenas duas: homem e mulher. As linguagens presumidas são apenas duas: o/ele/o e a/ela/a. Não só esses binários são limitantes como também muitas vezes são forçados com base em características que podem ser impossíveis ou difíceis de escolher ou mudar, como vozes, formatos de corpos e estilos de roupas.

Quando é que nosses supostes aliades vão colocar seus compromissos com o anticissexismo acima do conformismo com as normas sociais de como tratar pessoas desconhecidas?

Podemos estar no dia da visibilidade trans, mas não significa que todas as pessoas trans sejam visivelmente trans. E isso se aplica a todas as outras identidades cisdissidentes também.

Esta postagem no Tumblr | Esta postagem no Instagram

No Comments Yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.