Uma pessoa gênero-fluxo às vezes possui certo gênero (ou certos gêneros), às vezes possui uma versão mais fraca de tal gênero (ou de tais gêneros), e às vezes não possui gênero.
Pelo menos é esta a definição original; atualmente, existem pessoas que se identificam como gênero-fluxo mesmo que não cheguem a ser completamente sem gênero ou que não cheguem a ser seu(s) gênero(s) em sua totalidade. Gênero-fluxo é uma identidade mais comumente definida como a de alguém que sente mudanças na intensidade de seu gênero.
Por exemplo, uma pessoa gênero-fluxo pode ser magizenino em certos dias, demizenino em outros, e agênero em outros, sem nunca chegar a ser apenas zenino. Outra pessoa gênero-fluxo pode ser maverique em certos dias, demimaverique em outros, e nanomaverique em outros, sem nunca chegar a não ter gênero.
A palavra para esta identidade foi criada por usuárie deergoths no Tumblr em 2014*. A bandeira mostrada nesta página foi postada ao blog Pride Flags For Us no mesmo ano, provavelmente no início de dezembro de 2014.
Os significados das cores da bandeira são:
- Rosa: representa meninas;
- Rosa clara: representa demimeninas;
- Cinza: representa pessoas agênero e de gênero neutro;
- Azul clara: representa demimeninos;
- Azul: representa meninos;
- Amarela: representa gêneros não relacionados a gêneros binários.
Gênero-fluxo em inglês é genderflux.
Links adicionais:
- Orgulho gênero-fluxo – Pride Archive
- Gênero-fluxo – Gender Wiki
- Genderflux Support
- Bandeira gênero-fluxo – Pride Flags For Us (reblog)
- Bandeiras gênero-fluxo (Pride-Flags): [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7]
* Anteriormente, havia um link nessa página para uma postagem no Wattpad que dizia que o termo havia sido cunhado em 2014. Porém, o link não funciona mais, o que significa que não temos nenhuma fonte que aponte a data da criação do termo. Pedimos desculpas pela inconveniência, e esperamos que algum dia possamos achar algum link alternativo.