Um espaço de aprendizagem

O processo de criação de novas páginas do Orientando

Uma captura de tela parcial da lista de identidades não-binárias.

Caso alguém tenha interesse, é este o processo que uso para fazer qualquer página específica que descreve algum termo, como neurálique ou não-binárie. Cada identidade pode ter as próprias particularidades, então nem sempre suas páginas são escritas desta forma, mas a maioria das páginas segue o esquema.

Ao final do texto, caso hajam dúvidas sobre como páginas são formatadas em alguma questão não mencionada, sugiro recorrer a estudar as páginas existentes, especialmente as mais recentes.

 

A identidade já está na lista?

Para que a página possa ser linkada em sua respectiva lista, a identidade já precisa estar lá.

Identidades são adicionadas às listas por serem:

  • Bem definidas (ou seja, possíveis de explicar);
  • Separadas o suficiente para terem o próprio lugar na lista;
  • Relevantes o suficiente para que elas sejam colocadas na lista ao invés de outras (mais identidades são cunhadas a cada semana e não faço questão de incluir as que são extremamente específicas e não utilizadas por ninguém);
  • Livres de racismo, cissexismo, diadismo, xenomisia, misoginia, capacitismo, gordemisia e afins. É possível que identidades sejam acusadas de justificarem ou perpetuarem tais opressões, desde que hajam defesas coerentes que apontem que isso não seja verdade.

Também evito colocar identidades que compartilham nomes com identidades já existentes, até porque é comum que nomes alternativos apareçam eventualmente.

Além disso, prefiro adicionar identidades em grupos de 4, pra manter a tabela certa no tamanho máximo da tela.

 

A página

Antes de começar, é necessário ler tudo ou bastante coisa sobre a identidade. Por exemplo:

  • Como arquivos de identidades definem o termo?
  • Como comunidades e blogs voltades para a identidade definem o termo?
  • Qual era a intenção de quem cunhou ao cunhar o termo?
  • Qual a etimologia do termo?
  • Em que situações pessoas usam o termo?
  • Que críticas e/ou concepções errôneas são ou foram feitas em relação ao termo, e o que faz delas erradas, ou o que aconteceu quando elas foram levadas em questão?
  • Há uma bandeira? Quais são seus significados? Quem fez a bandeira? Há motivos para não usar a bandeira?
  • Há mais de uma bandeira? Há alguma que é mais usada, ou que é mais acessível?

Depois de absorver estas informações, é hora de começar a escrever.

 

Introdução

As páginas devem começar com uma definição resumida do termo. Talvez menos resumida do que na página da lista de termos, mas o objetivo é que quem só queira ler como o termo é definido só precise ler uma frase ou um parágrafo (ou uma pequena lista, no caso de termos com mais de uma definição). Por exemplo:

 

Pessoas mir ou myr experienciam atração que pode ser descrita com mais de uma orientação do espectro assexual/arromântico/aplatônico/etc.

 

Maverique é um gênero completamente independente de gêneros binários e neutros. É caracterizado pela convicção interna e firme de que seu gênero está lá, mas que tal gênero não é homem, mulher, gênero neutro, ou qualquer combinação entre estes.

 

Depois disso, se adicionam explicações, exemplos ou informações extras. Alguém pode não entender como a identidade funciona só lendo a definição, e precisar de algo mais mastigado que ajude a compreender o termo. É preferível que os exemplos não sejam muito complexos, já que a ideia é fazer com que quem esteja lendo consiga entender como a identidade funciona. Ou seja, ao falar de uma identidade que flui entre um número indeterminado de gêneros, é melhor só usar dois ou três gêneros como exemplo, e não quinze ou dez.

Existem termos que já são cunhados acompanhados de detalhes ou explicações, ou que foram melhor explicados após a cunhagem, e isso é algo que deve aparecer nesta seção.

Aqui está um exemplo de uma explicação vinda da pessoa que cunhou o termo:

 

Ilyagênero foi um termo feito para ser mais específico do que aporagênero ou maverique, em relação a ser explicitamente definido como algo que não pode ser relacionado com gênero neutro. Também foi definido de forma que não é para ser uma posição política ou rejeição consciente de gênero, apenas descrevendo um gênero que existe mas que não é relacionado com o binário ou com neutralidade.

 

E aqui está um exemplo de detalhes/exemplos escritos com base em experiências que li de pessoas abro:

 

Algumas pessoas abro podem identificar as mudanças pelas quais passam: podem, por exemplo, se sentir gays em alguns momentos, toren em outros, e pan em outros. Outras pessoas abro podem não conseguir identificar suas mudanças, porque elas ocorrem de forma rápida ou confusa demais. Outras passam por estes dois estados, às vezes podendo identificar suas mudanças e às vezes não.

 

Controvérsias podem ser colocadas nesta seção, depois das explicações. Etimologia e nome do termo original também podem aparecer aqui.

 

Origem

Ocasionalmente, quem cunhou o termo é mencionade na introdução (na parte da explicação), mas, em geral, é só aqui que tal indivíduo ou grupo começa a ser mencionado.

Esta seção geralmente tem os seguintes dados:

  • Quando, por quem e onde o termo foi cunhado?
  • Houveram mudanças no significado do termo? (Se não, não há a necessidade de mencionar isso.)
  • Quando, por quem e onde a bandeira foi feita?

Às vezes, as controvérsias são mencionadas após falar da origem do termo e/ou da bandeira. A etimologia e o nome do termo original também podem aparecer aqui, embora isso seja raro. Tudo varia de caso em caso. Sempre priorizo ter um texto fácil de acompanhar do que seções bem definidas (tanto é que não separamos os textos em seções nas páginas em si).

 

Bandeira (e/ou símbolo, quando existente)

Após as informações básicas sobre a postagem da bandeira, geralmente são colocados os significados da bandeira. Caso a imagem em si não tenha descrição, uma descrição da bandeira é feita aqui, que inclui cores, divisões e proporções.

Se houver mais de uma bandeira, a origem é acompanhada dos significados da bandeira antes dos parágrafos sobre a bandeira seguinte. Isso conta pra símbolos também.

É possível que não haja espaço para mostrar todas as bandeiras/todos os símbolos na página (as bandeiras sempre são colocadas em 230×138 e outras imagens são redimensionadas para ocupar espaços similares, mas mantendo suas proporções). Afinal, todas as imagens são colocadas uma à direita e outra à esquerda na página inteira, de forma que duas imagens não fiquem na mesma linha, e que de preferência hajam linhas de texto sem imagem alguma na linha entre linhas com imagens.

Em tal caso, geralmente algumes bandeiras e símbolos não são mencionades, e são apenas linkades no final. Porém, se parecer importante, é possível descrever tais bandeiras/símbolos sem mostrar as imagens.

 

Informações finais

Caso tais informações não tenham aparecido ainda, a etimologia do termo pode ser mencionado, assim como os termos originais caso o termo seja uma tradução. No caso de orientações, recomendo mencionar mais de um tipo de orientação. Por exemplo:

 

Pan é o mesmo prefixo em inglês (pansexual, panromantic, panalterous, etc).

 

Geralmente coloco os links nesta ordem:

  • Blogs, grupos e organizações direcionades a pessoas que usam o termo;
  • Definições do termo;
  • Informações do/identificações com o termo;
  • Bandeiras, símbolos e informações sobre elus.

Não coloco links que sejam apenas sobre discriminação, ou que sejam de ódio contra o termo (no máximo posso colocar alguém rebatendo quem estiver criticando a identidade).

Priorizo que os links sejam de lugares inclusivos. Não vou colocar links para experiências que defendem ser cissexista (ou que perpetuam outra discriminação), ou para grupos que engajam em apagamento de outras comunidades ou experiências.

Acho importante ter vários links, porque mesmo que possam parecer repetitivos, eles indicam que a identidade foi divulgada/definida em vários lugares, e também são úteis para quando alguns dos links saírem do ar.

 

Linkbacks

Após a página ser feita, eu coloco links:

  • Na bandeira na página da lista;
  • No nome da identidade na página da lista;
  • Na página inicial, com anúncio de página nova.

Pra mudar qualquer coisa nas listas, o modo texto precisa ser selecionado antes de entrar na página de editar a lista em questão, já que sequer entrar no modo visual da edição das listas quebra a pesquisa. Caso a pesquisa seja quebrada, seu código deve ser copiado de outra lista.

A página inicial é mais complicada. Ao invés de editar páginas, deve-se criar ou usar uma postagem de blog existente, uma das que não aparecem nas páginas do blog, e que só possuem a categoria Destaque quando estão aparecendo ou Uncategorized quando não estão. A postagem de blog deve estar configurada para linkar para a página nova, ter o nome “Página nova: [nome da página]” ou similar, e uma imagem destacada de uma ou mais bandeiras da identidade em questão, em um tamanho de 530 x 318 até 1500 x 900 com a proporção 5:3.

Bandeiras em 5000×3000 não devem ser utilizadas por serem relativamente pesadas, e demorarem para carregar. Bandeiras em proporções diferentes de 5:3 vão fazer com que os destaques mudem de tamanho para cada “slide”, o que não é ideal, esteticamente.

 

Finalizando…

O motivo de tantos detalhes aqui é que eu quero que o Orientando continue mesmo se eu não puder mais fazer isso. Quero prevenir que o site passe por problemas por conta de detalhes técnicos.

Mesmo assim, qualquer pessoa pode, se quiser, enviar conteúdo para o Orientando. Quanto mais detalhes, melhor vai ser pra eu conseguir postar, e também posso dar cargos de edição caso hajam pessoas confiáveis dispostas a ajudar com o trabalho de forma regular.

Como sempre, quem se interessar pode entrar em contato, de alguma forma melhor do que pelos comentários daqui. No entanto, se você quer apenas sugerir termos para listas ou novas bandeiras, você pode utilizar este tópico.

No Comments Yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.