Um espaço de aprendizagem

Gay

7 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores verde escura, verde, verde clara, branca, roxa clara, roxa e roxa escura.

Bandeira de homens gays feita por Ian Blázquez, com base na bandeira de APCS/gayflagblog

A identidade gay geralmente é utilizada por pessoas que sentem atração exclusiva pelo mesmo gênero ou por pessoas cujas identidades são similares o suficiente a tal gênero, e é usada especialmente por homens, já que pessoas não-binárias podem se dizer medisso e mulheres podem se dizer lésbicas. Mesmo assim, existem não-homens que preferem usar gay a usar esses ou outros termos.

Em relação ao que significa ter uma identidade “similar o suficiente”, é uma questão subjetiva, mas aqui estão alguns exemplos:

  • Uma pessoa agênero se considera alinhada com o gênero homem por conta de sua vivência, e portanto quando se diz gay ela se refere a sentir atração por homens e por pessoas não-binárias alinhadas com o gênero homem.
  • Um homem geralmente sente atração por homens, mas ocasionalmente sente atração por homens não-bináries também. Ele ainda se considera gay por considerar que homens não-bináries possuem identidades que ao menos possuem algo em comum com ser homem.
  • Ume maverique sente atração apenas por pessoas não-binárias, independentemente de não terem gênero, terem vários gêneros, terem identidades próximas a um gênero binário, serem aporagênero ou afins. Tal maverique prefere o termo gay a outros termos que poderia usar porque considera mais fácil se dizer de uma orientação mais conhecida, e considera que qualquer pessoa não-binária tenha uma experiência de gênero similar o suficiente para que o termo gay seja aplicável.
Retângulo composto por 7 faixas horizontais do mesmo tamanho, sendo elas das cores turquesa escura, turquesa, turquesa clara, branca, azul, índigo e azul escura

Bandeira de homens gays ajustada por gayflagblog com base na bandeira de APCS

No entanto, também existem usos coloquiais de gay como pessoa que sente atração pelo mesmo gênero, ainda que de forma que não precise ser exclusiva (como em equárique) ou como sinônimo de LGBTQIAPN+. Ou mesmo de usar gay para significar não-duárique ou mesmo não-hétero.

Existem tensões dentro da comunidade em relação a isso. Algumas consideram que o uso de gay como termo geral ou para qualquer pessoa equárica centraliza a identidade de homens atraídos somente por homens acima de mulheres lésbicas e de pessoas trans, multi, a-espectrais, intersexo e/ou não-binárias, outras consideram que o uso histórico de gay como guarda-chuva para a comunidade (ou para uma parte maior da comunidade) faz com que deixar o termo apenas para homens mono-orientados seja “ceder terreno” desnecessariamente a homens gays que querem higienizar o termo.

Um retângulo composto por 5 faixas horizontais do mesmo tamanho, com as cores vermelha, laranja, laranja clara, amarela e azul.

Bandeira de homens gays feita por Lox

A palavra gay existe na língua inglesa desde o século XII, e seu significado principal era descrever alguém cheie de alegria, sem preocupações e/ou que chama bastante a atenção. Porém, a palavra começou a ter conotações sexuais no século XVII, sendo utilizada para descrever pessoas consideradas “decadentes” ou “promíscuas”, como mulheres que eram trabalhadoras sexuais ou homens que flertavam com muita gente. “Casa gay” era uma forma de descrever um bordel.

No final do século XIX, o termo gey cat (“gate gey”), que veio de uma variante escocesa de gay, era usado para descrever homens viajantes novos na estrada que estavam acompanhados de homens mais velhos. O termo sugeria que o homem mais novo cumpria um papel submisso num suposto relacionamento sexual entre tais homens.

Retângulo composto por 5 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores azul escura, turquesa escura, verde, verde clara e amarela.

Bandeira de homens gays feita por rainforest-gay-man-flag

Acredita-se que foi na primeira metade do século XX que o termo gay passou a ser usado coloquialmente para significar homossexual com mais frequência. E que, na anglosfera, foi nos anos 60 e 70 que pessoas começaram a se chamar de gays, ressignificando um termo que era usado como pejorativo, que é o que muitas pessoas brasileiras fazem quando usam termos como bicha ou viado para descrever suas identidades.

O termo homossexual, que antes era bastante usado para falar de pessoas que sentem atração (geralmente exclusiva) pelo mesmo gênero, caiu em desuso por ser considerado patologizante. Atualmente, vários guias de estilo anglófonos falam para evitar a palavra, especialmente fora de contextos médicos, dizendo que seu uso é mais frequente no contexto de ódio contra pessoas gays ou equáricas.

No Brasil, o termo gay foi mais popularizado dos anos 90 para frente. Antes disso, grupos e publicações importantes muitas vezes preferiam usar bicha ou guei, para não utilizar um termo que veio da língua inglesa.

Retângulo composto por 8 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores rosa, vermelha, laranja, amarela, verde, turquesa clara, roxa azulada escura e roxa.

A primeira bandeira gay, feita por Gilbert Baker

A primeira bandeira gay foi desenhada por Gilbert Baker em 1978. Ela era composta por 8 faixas horizontais do mesmo tamanho, e tinham as seguintes cores com os seguintes significados:

  • Rosa: Sexo;
  • Vermelha: Vida;
  • Laranja: Recuperação;
  • Amarela: Luz do Sol;
  • Verde: Natureza;
  • Turquesa: Magia/Arte;
  • Índigo: Serenidade;
  • Violeta: Espírito.

A ideia era que o arco-íris fosse um símbolo positivo e de esperança, ao contrário do símbolo gay mais popular da época – o triângulo rosa – já que este veio de como pessoas percebidas como homens gays eram marcadas em campos de concentração nazistas.

Por conta de ter sido difícil de conseguir material para a faixa rosa suficiente na época – o símbolo se popularizou após Harvey Milk, um político abertamente gay, ter sido assassinado – a bandeira diminuiu para 7 faixas.

Bandeira formada por 6 faixas horizontais, nas cores vermelha, laranja, amarela, verde, azul e roxa

A bandeira arco-íris definitiva

Algum tempo depois, houve a ideia de pendurar a bandeira na vertical em postes da Market Street em São Francisco, mas os postes fariam com que a faixa do meio ficasse difícil de ver pelos postes ficarem em sua frente. A solução foi reduzir a bandeira a 6 cores, e assim a bandeira passou a ter o design da bandeira de orgulho mais conhecida hoje em dia.

Na época que a bandeira foi feita, gay não era necessariamente um termo específico a definições mais restritas. Pessoas que hoje em dia seriam vistas como cisdissidentes e/ou multi, ou mesmo que já se identificavam como lésbicas, também participavam de grupos que só se diziam gays, como a Gay Liberation Front (Frente de Libertação Gay). Ainda assim, o termo gay foi ficando cada vez mais associado com homens que sentem atração apenas por homens, criando a necessidade então da inclusão de outras identidades separadamente, formando assim siglas como LGBTQIAPN+.

Um retângulo composto por 7 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores turquesa escura, turquesa, turquesa clara, branca, azul clara, azul e azul escura.

Bandeira proposta para homens gays em APCS

Isso significa que a bandeira arco-íris acabou sendo muito usada para representar a comunidade LGBTQIAPN+ como um todo, e não apenas pessoas que se diziam ou que se encaixavam em descrições comuns de gay. Nos últimos anos, pessoas gays, principalmente homens e pessoas não-binárias que usam o termo por gostarem de homens, fizeram uma série de outras bandeiras para representar especificamente a identidade gay, para não terem que usar apenas símbolos associados com a comunidade inteira.

Em 25 de agosto de 2016, o Tumblr Ask Pride Color Schemes (APCS) respondeu a um pedido por “uma bandeira para homens gays que nem a bandeira lésbica [de 7 faixas], mas azul e roxa” dizendo que já havia uma bandeira butch com essas cores, e sugerindo ao invés disso uma bandeira verde e azul referenciando tal bandeira lésbica. Não houveram significados associados com cada faixa.

Um retângulo composto por 7 faixas horizontais do mesmo tamanho. As faixas possuem seis tons de azul diferentes e uma faixa branca em seu centro. Tanto as faixas de cima como de baixo são organizadas de forma que as faixas das pontas são mais escuras e as próximas ao centro são mais claras, mas as três primeiras faixas são mais claras que as três últimas faixas.

Bandeira de homens gays por Valentin Belyaev

Em 8 de junho de 2017, uma outra proposta de bandeira gay foi postada no deviantArt Pride-Flags. Ela também era baseada em uma bandeira lésbica, ainda que uma menos popular. Ela trocou as faixas rosa da bandeira lésbica correspondente por verdes e os símbolos de Vênus (representando atração entre mulheres) por símbolos de Marte (representando amor entre homens).

Por volta de 2018, Valentin Belyaev postou sua versão de uma bandeira para homens gays num grupo de VKontakte. A bandeira tinha 7 faixas horizontais do mesmo tamanho, sendo as três primeiras em tons claros de azul, a do meio branca e as três últimas em tons mais escuros de azul. As várias faixas simbolizam a diversidade da comunidade gay, e seu formato é uma referência à bandeira lésbica de 7 faixas.

Em 25 de junho de 2018, o Tumblr gaymanflag postou uma proposta diferente de bandeira gay, mais separada de bandeiras lésbicas mais conhecidas. Ela é formada por faixas com es seguintes cores e significados:

  • Retângulo composto por 4 faixas horizontais do mesmo tamanho, cujas cores são tons claros e pouco saturados das cores azul, verde, amarela e cinza.

    Bandeira de homens gays feita por gaymanflag

    Azul: Conexão com masculinidade em relação a gênero e atração por homens;

  • Verde: Natureza, pelo amor de homens gays ser natural e pela referência à bandeira arco-íris, assim como uma referência ao cravo verde que Oscar Wilde popularizou como símbolo de homens gays;
  • Amarela: Luz do Sol, outra referência à bandeira arco-íris, assim como uma referência ao Sol ser uma figura masculina em certas culturas. Também representa homens gays não-bináries;
  • Cinza: A questão de homens gays navegarem uma área cinza da sociedade, onde há uma aceitação condicional de homens gays. Também demonstra inclusão explícita de homens gays a-espectrais.

Em 01 de junho de 2019, Lox postou em seu Tumblr wierdautumn uma outra proposta para uma bandeira de homens gays, formada apenas por faixas horizontais com es seguintes cores e significados:

  • Vermelha: Amor;
  • Laranja: Romance;
  • Laranja clara: Caubóis;
  • Amarela: Alegria;
  • Azul: Masculinidade.

Em 10 de julho de 2019, o Tumblr gayflagblog fez sua primeira postagem, ajustando as cores da bandeira citada de 2016 e atribuindo significados a elas:

  • Turquesa escura: Comunidade;
  • Turquesa: Recuperação;
  • Turquesa clara: Alegria;
  • Branca: Homens inconformistas de gênero, não-bináries e/ou trans;
  • Azul: Amor puro;
  • Índigo: Fortitude;
  • Azul escura: Diversidade.
5 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores turquesa escura, turquesa clara, branca, azul e azul escura.

A versão de 5 faixas da bandeira de homens gays ajustada por gayflagblog com base na bandeira de APCS

Várias variações foram feiras desta bandeira, incluindo variações que usam seis ou cinco faixas ao invés de sete, e versões que colocam símbolos de Marte num canto ou no centro da bandeira. Mesmo assim, as versões mais populares tendem a ser a de sete faixas e a de cinco faixas.

Parte da razão pela qual esta bandeira foi “refeita” é que ela havia ganhado popularidade em círculos transmedicalistas e antitrans. Uma pessoa transmedicalista pegou a bandeira postada em Ask Pride Color Schemes e espalhou por aí como uma bandeira para homens gays, o que fez com que conseguisse tal reputação ainda que suas origens reais não tenham nada a ver com grupos reacionários.

Em 13 de julho de 2019, foi postada uma outra proposta de bandeira para homens gays, desta vez no Tumblr rainforest-gay-man-flag. Ela é composta pelas seguintes faixas horizontais:

  • Azul, que representa atração/amor por homens;
  • Turquesa, que representa inconformidade de gênero;
  • Verde, que representa vida e felicidade;
  • Verde clara, que representa individualidade e resiliência;
  • Amarela, que representa história e comunidade.
Retângulo composto por 5 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores laranja, amarela, verde clara, azul e azul escura.

Bandeira de homens gays feita por Eira

Em 14 de setembro de 2019, Damion, emostiims no Tumblr, postou uma bandeira para homens gays feita por Eira, eiradescent no Tumblr, e falou que ela tinha sido elaborada meses antes da postagem. Ela também é composta por faixas horizontais, e estas são suas cores, acompanhadas de seus significados:

  • Laranja: Inconformidade de gênero e extravagância;
  • Amarela: Amor e sexualidade;
  • Verde: Diversidade e comunidade;
  • Azul: Inclusão de homens cis, trans e não-bináries;
  • Azul escura: Masculinidade.

Ainda que a bandeira com as faixas verdes e azuis e uma faixa branca no centro seja mais popular atualmente, há diversas críticas a esta e a outras bandeiras, como:

  • A ausência de cores que não remetam à masculinidade típica. Várias bandeiras para homens gays usam vários tons de azul ou talvez de verde mas contém uma faixa ou nada de cores como rosa e roxa;
  • A inspiração óbvia em bandeiras lésbicas, ignorando a diferença entre as comunidades gay e lésbica, e até mesmo usando a bandeira lésbica de sete faixas como inspiração, que foi denunciada como problemática por várias razões;
  • A repetição de faixas de cores parecidas ou a grande quantidade de faixas, o que dificulta a produção de produtos físicos por artesanes independentes;
  • A quantidade de bandeiras feitas para homens gays por pessoas que não são homens gays;
  • Como está lá em cima, a bandeira gay com as faixas verdes e azuis possui associações transmedicalistas.
Retângulo composto por 5 faixas do mesmo tamanho, nas cores verde escura, verde clara, branca, roxa clara e roxa.

Versão de 5 faixas da bandeira proposta por Ian Blázquez

Por conta disso, ainda estão sendo criadas dezenas de bandeiras para homens gays.

Uma delas é uma variação de tal bandeira popular que usa a cor roxa ao invés da azul, com o objetivo da cor rosa, historicamente associada com homens gays, ser incorporada no design. Tal bandeira foi postada em 14 de agosto de 2020 por Ian Blázquez, IanBlazquez no Twitter.

Além disso, muitas pessoas estão propondo termos específicos para homens gays e pessoas não-binárias que se consideram em tal comunidade, assim como existe o termo lésbica. Algumas das propostas (considerando traduções diretas e o final de palavra o) são vinciano (às vezes também um termo alternativo para uma pessoa aquileana), veldiano, turiano, casiano, magniano e zânie.

Retângulo composto por 6 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores roxa escura, roxa, branca, amarela clara, vermelha clara e vermelha rosada.

Bandeira flôrica, feita por thepokedexisgay no Tumblr

Também há o termo flôrique/flórique (considerando o final de palavra e), que é para qualquer não-mulher que sente atração por não-mulheres. Pode ser tanto um termo juvélico quanto uma orientação para não-mulheres que priorizam ou que só sentem atração por não-mulheres.


Links adicionais: