Alguém safogênero é não-binárie e só experiencia ser mulher ou qualquer coisa relacionada a isso por meio de sua atração por mulheres e/ou por pessoas com identidades relacionadas à mulheridade ou feminilidade. Isto é, a pessoa não experiencia quaisquer laços ao gênero mulher além de tal atração sáfica. Uma pessoa não precisa sentir atração só por mulheres e/ou por pessoas de identidades relacionadas para ser safogênero, mas é tal atração que influencia esta experiência de gênero.
Não há só uma forma de experienciar mulheridade por ser safogênero: assim como ela pode ser uma conexão com o gênero mulher (como no caso de ume libramulher), pode ser uma parcialidade de gênero (como no caso de nanomulheres, demimulheres ou afins), uma questão de ter um gênero com características similares às do gênero mulher (como no caso de solverimulheres, juxeras e afins) ou conexões que não são necessariamente embutidas na identidade de gênero (como no caso de um alinhamento de gênero), entre outras possibilidades.
É possível alguém safogênero usar termos além de safogênero para descrever sua identidade: por exemplo, alguém pode se dizer libramulher safogênero porque considera que seria apenas agênero caso não sentisse atração por mulheres. Também é possível que pessoas sejam safogênero condicionalmente, com suas conexões com mulheridade dependendo de sentir atração sáfica ativamente, ou de estar junto de parceires por quem sentem atração sáfica.
É possível considerar safogênero um gênero-orientação, por conta de ser impossível separar esta identidade de gênero de uma experiência de atração. Porém, enquanto pessoas gênero-sáfico podem ter quaisquer experiências de gênero que consideram afetadas por/inseparáveis de serem pessoas sáficas, pessoas safogênero experienciam algo mais específico dentro disso.
O termo safogênero foi publicado em 5 de março de 2019 por Georgia, momma-mogai-sphinx/mogaimom no Tumblr, que também publicou duas bandeiras para a identidade. As bandeiras são idênticas, com a exceção de uma conter um símbolo sáfico (uma violeta estilizada) em seu canto superior esquerdo e a outra não.
Segundo Georgia, as três faixas centrais das bandeiras são propositalmente das mesmas cores de uma bandeira sáfica, enquanto as faixas roxas em cima e embaixo representam o resto da identidade não-mulher/não-feminina da pessoa safogênero.
Na língua inglesa, o nome desta identidade é sapphogender.
Links adicionais:
- Safogênero & Aquile/Vinciagênero – momma-mogai-sphinx
- Safogênero – Termos NHINCQ+
- Não-binariedade: Alinhamentos – Ume Garote Alternative
- Bandeiras safogênero em alta definição (High-Def-Pride-Flags): [1] [2]