Um espaço de aprendizagem

Lichtgênero

Retângulo composto por quatro faixas horizontais do mesmo tamanho, em tons da cor amarela que vão de um mais claro a um mais escuro que pode também ser interpretado como uma versão pastel da cor laranja. Um círculo branco cobre completamente o centro da bandeira.

Bandeira lichtgênero

Alguém lichtgênero tem um gênero que pode ser descrito como ou representado por uma grande bola de luz.

Por conta disso, lichtgênero é um xenogênero.

Qualquer forma de conceitualizar um gênero como uma grande bola de luz serve para que alguém se diga lichtgênero. Isso pode incluir:

  • Alguém que, ao pensar em como seria uma representação visual de seu gênero, pensa nele como uma grande bola de luz;
  • Alguém que, ao pensar em características de seu gênero, pensa em características similares às de uma grande bola de luz (ex.: difícil de ignorar, relacionado com luz, relacionado com esferas).

Assim como o que acontece com vários outros termos, é possível especificar as características desse gênero combinando-o com outros, como lichtgênero-azul caso o gênero também tenha características análogas à cor azul ou lichtaporine caso o gênero tenha características similares às de um aporagênero.

Aster (Asterismos em amplifi.casa) descreveu ser lichtgênero da seguinte forma:

Eu não me vejo como alguém sem gênero. Neutralidade parecia ser um conceito aplicável ao meu gênero de alguma forma, mas eu também não sentia que meu gênero era neutro. Um gênero neutro me remete a uma ideia de ser uma opção neutra em relação a todos os outros gêneros, ou ao menos em relação a alguns deles. Um gênero neutro me remete ou a uma conexão forte com neutralidade ou a uma certa passividade em relação ao gênero. Eu entendo que nem todas as pessoas gênero neutro podem se sentir destas formas, mas eu não consigo ver meu gênero como simplesmente neutro.

Ao invés disso, meu gênero é algo forte, que me dá grande desconforto quando me veem como uma pessoa binária. É algo que me influencia a usar linguagem que não é apenas neutra, mas que apenas alguém não-binárie iria usar. É algo que faz com que tentar ao máximo ser viste como não-binárie seja uma prioridade mais importante do que não chamar atenção, por mais que isso traga sofrimento.

É por isso que sinto meu gênero como se fosse uma luz, porque embora eu sinta que ele seja algo “simples” e “monocromático”, ele chama a minha atenção e parece mais algo à parte de outros gêneros do que algo que tenta ser um campo neutro entre eles. É por isso que sou lichtgênero; ou seja, vejo meu gênero como uma bola de luz.

A sensação de ter um gênero difícil de ignorar que não é binário ou neutro se repete no seguinte relato de Kavan (Eutocansada6789 em colorid.es), que também está falando sobre se ver como gênero-estrela quando diz:

Eu esbarrei no conceito de gênero-estrela em algum momento e fiquei bastante reflexiva sobre o porquê de nunca ter me sentindo confortável em me identificar com o rótulo, mesmo me encaixando em uma das definições. Acho que eu estava com medo de reconhecer que, no final das contas, meu gênero é tão confuso e desconhecido para mim, que não sei determinar exatamente o que ele é. Eu não sou uma mulher, não sou um homem, não sou uma combinação dos dois, uma pessoa de gênero-neutro ou alguém agênero. Eu tenho um gênero. Eu só não sei o que diabos ele é.

Meu gênero é desconhecido para mim. Tão desconhecido como um gênero de uma estrela.

Ele também é brilhante e difícil de ignorar, assim como uma grande bola de luz suspensa no ar.

Nunca questionei ser lichtgênero antes, e nunca tive essa perspectiva sobre meu gênero, mas quando notei isso, eu senti uma euforia enorme, quase impossível de descrever. Acho que passei tanto tempo tentando achar o rótulo perfeito — um que me descrevesse perfeitamente — que esqueci de me escutar.

No momento de escrita desta página, não foi possível encontrar quando foi cunhado o termo lichtgender, versão (presumidamente) original de lichtgênero. Uma bandeira creditada a Helkie-three no deviantArt foi postada na conta Pride-Flags do mesmo site em 17 de agosto de 2015, e este talvez seja o registro concreto mais antigo disponível acerca da identidade.

Segundo Pride Color Schemes (conta de Tumblr associada a Pride-Flags), as cores da bandeira foram escolhidas para representar visualmente uma bola de luz.


Links adicionais: