Um espaço de aprendizagem

Gênero-Gêmeos

Uma bandeira agênero (sete faixas horizontais, nas cores preta, cinza, branca, verde clara, branca, cinza e preta) com um símbolo de Gêmeos (que é como se fossem duas letras I serifadas ligadas entre si) por cima. O símbolo é dividido em cinco faixas nos mesmos pontos que as cinco faixas centrais da bandeira agênero, sendo que suas cores são salmão, laranja, amarela, verde clara e verde azulada.

Bandeira gênero-Gêmeos por Pride Flags For Us

Alguém gênero-Gêmeos é majoritariamente/geralmente agênero, mas há períodos de tempo onde a pessoa passa a ter gêneros não-binários indescritíveis, os quais não voltam após desaparecerem. Cada vez que a pessoa gênero-Gêmeos deixa de ser agênero, ela experiencia um gênero não-binário indescritível (que percebe como) diferente.

Além do termo ser considerado um gênero do Zodíaco, como gênero-Câncer e gênero-Aquário, é possível dizer que alguém gênero-Gêmeos está no espectro agênero e é gênero-fluido, gênero-fluxo e/ou fluxofluide, caso a pessoa queira usar um ou mais entre esses termos.

Não foi possível achar relatos de pessoas gênero-Gêmeos até o momento de escrita desta página, então é difícil saber como é exatamente a experiência de quem usa este termo. Mesmo assim, a existência de vários termos diferentes para identidades de gênero parcialmente ou completamente indescritíveis mostra que é possível ter experiências indescritíveis distintas entre si. Por exemplo:

  • É possível ter experiências que não sejam completamente descritíveis mas que ainda podem ter uma ou outra característica identificável, como quem usa gênero-estática ou gênero-vago em combinação com gêneros ou qualidades de gênero;
  • Alguém pode experienciar o desconhecimento acerca de sua identidade de gênero de formas diferentes: algumas vezes, a pessoa pode ter o instinto de não querer saber e/ou de achar que não é uma questão importante, enquanto outras vezes a pessoa pode querer saber descrever seu gênero mas não descobrir como, e também é possível ter a experiência verangênero do gênero mudar quando a pessoa conseguir defini-lo;
  • Também é possível que as experiências de gênero sejam diferentes por conta de serem acompanhadas de sensações diferentes, como de parcialidade, de ser pessoal ou de serem associadas com neurótipos.

Todos esses tipos de coisas podem se misturar também, para cobrir uma vasta gama de identidades de gênero indescritíveis. Ainda assim, como pessoas gênero-Gêmeos são majoritariamente agênero, é possível que tais gêneros nem apareçam muitas vezes. Uma pessoa pode se dizer gênero-Gêmeos porque teve duas experiências com gêneros não-binários indescritíveis aos 15 anos e aos 30 anos, podendo nem ter certeza se tais gêneros não-binários indescritíveis eram ou não eram idênticos.

Retângulo composto por oito faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores preta, cinza, branca, salmão, laranja, amarela, verde clara e verde azulada.

Bandeira gênero-Gêmeos por Pride-Flags

A origem da identidade gênero-Gêmeos pode ser creditada a uma postagem publicada em 11 de julho de 2015 no Tumblr Pride Flags For Us (posteriormente deletado). Ela foi baseada no signo de Gêmeos por ser “relativamente estável, mas com explosões significativas de mudanças“, nas palavras da postagem. A primeira bandeira também foi postada junto com a cunhagem.

Em 14 de agosto de 2015, Pride-Flags no deviantArt postou duas bandeiras gênero-Gêmeos compostas apenas por faixas, ou seja, que não incluem símbolos.

Os termos originais para gênero-Gêmeos eram geminigender e gemini-gender. A tradução gênero-Gêmeos foi decidida em conjunto com a de outros termos considerados gêneros do Zodíaco em uma mesa redonda realizada em 2018.


Links adicionais: