Um espaço de aprendizagem

Gênero-fauno

Retângulo composto por sete faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores laranja clara, amarela, amarela clara, branca, verde água, azul e roxa.

Bandeira gênero-fauno aprovada por Shepard King

O que significa ser gênero-fauno?

O termo gênero-fauno é definido como uma experiência gênero-fluido que nunca abrange ser mulher/feminine.

As diferenças entre gênero-fauno e outros termos envolvendo identidades não femininas, que não contém o gênero mulher e/ou que são fluidas são simples:

  • Gênero-fauno é uma identidade fluida, e portanto difere de outras que não necessariamente são fluidas (mesmo que sejam ou possam ser descritas com múltiplos aspectos), como homem não-binárie, libramasculine ou anderfauno;
  • Gênero-fauno não especifica por quantas ou quais identidades ou tipos de identidades a pessoa passa, apenas que tais identidades não são femininas ou o gênero mulher, enquanto uma identidade como homem-fluxo especifica um gênero homem que vai mudando de intensidade e uma identidade como scorineutre especifica fluidez entre três gêneros neutros.

Uma pessoa gênero-fauno pode fluir somente entre homem e neutrois, enquanto outra pode fluir entre agênero e uma porção de xenogêneros e aporagêneros não femininos ou relacionados a ser mulher. Existe uma quantidade imensa de identidades de gênero que não são mulher, homem, gênero neutro e agênero, e é fundamental considerar isso ao discutir a identidade gênero-fauno, assim como identidades gênero-fluido e não-binárias num geral.

Símbolo preto composto por um símbolo de infinito quebrado, onde o círculo da esquerda tem um traço horizontal no meio, um asterisco saindo em direção ao canto superior esquerdo e um traço reto sem adornos saindo da parte de baixo do círculo na posição vertical, enquanto o círculo da direita tem um círculo preenchido flutuando em seu centro, uma seta saindo em direção ao canto superior direito e outro traço saindo do círculo em direção ao canto inferior direito o qual tem um dos lados de uma seta em sua ponta.

Símbolo gênero-fauno

Para expressar a presença de uma quantidade imensa/infinita de gêneros não femininos/que não são o gênero mulher dentro da identidade de gênero, é possível utilizar o termo pangênero-fauno.

A definição original do termo gênero-fauno é ambígua em relação a se “nunca abranger ser mulher/feminine” está simplesmente considerando todos os gêneros relacionados a ser mulher inerentemente femininos (ainda que termos como nonera existam) ou se a identidade exclui o gênero binário mulher e identidades de gênero relacionadas com feminilidade de forma que uma pessoa gênero-fauno poderia passar por gêneros como, por exemplo, juxera. De qualquer forma, identidades de gênero são sempre maleáveis em relação a suas definições, de forma que não há problema em interpretar a definição original de diferentes formas.

Além disso, o termo gênero-faunet pode ser usado por pessoas que podem ser fluidas entre qualquer identidade de gênero que não seja mulher binárie, cobrindo assim juxeras, noneras e afins.

 

Como surgiu o termo gênero-fauno? Existem termos alternativos?

Gênero-fauno é, na verdade, uma versão alternativa de um termo chamado gendermars, que tem a mesma definição e que provavelmente foi cunhado em 2014, dada sua presença em uma lista de identidades do Tumblr MOGAI Archive. O termo proposto genderfaun tinha o objetivo de combinar com genderfae, gênero-fae, com fauno se referindo a um ser mitológico que é metade humano e metade bode. A proposta foi feita por Shepard King, shadowofthedude no Tumblr, e publicada no Tumblr Ask Pride Color Schemes em 6 de maio de 2017.

Retângulo composto por sete faixas horizontais do mesmo tamanho. Elas formam uma espécie de degradê entre as cores roxa, preta e azul.

Bandeira gênero-fauno por lepi-choir

Há tanto um outro termo cunhado anos mais tarde também denominado gendermars (um subtipo de gênero-fluido que só passa por gêneros desconectados de feminilidade, androginia e neutralidade) quanto um termo de 2017 chamado marsgender (um gênero familiar mas não idêntico aos gêneros binários), o que faz com que gênero-fauno acabe por ser o termo mais prático para se referir a esta identidade na língua portuguesa.

Em setembro de 2024, Shrub/Shiloh, shrub-mogai no Tumblr, cunhou faunan (faunã) para se referir a uma pessoa gênero-fauno adulta e fauny (fáuni), que se refere a uma pessoa gênero-fauno criança. Ambos os termos foram pensados principalmente para tais casos, mas também são abertos a outras pessoas não-binárias masculinas, segundo Shrub.

Há também genderfawn como equivalente gênero-fauno de genderdoe (gênero-corça, termo alternativo para gênero-fae), embora a origem de tal versão do termo seja desconhecida.

No Gender Census de 2024, uma pesquisa que coleta os termos usados por pessoas não-binárias cada ano, o termo mais popular entre os citados foi genderfaun, com 98 respondentes, enquanto genderfawn foi preenchido por 4 pessoas e ninguém preencheu o termo gendermars.

 

Que bandeiras e símbolos alguém pode usar para representar uma identidade gênero-fauno?

Em 30 de maio de 2017, foram publicadas em Ask Pride Color Schemes algumas possibilidades para a bandeira gênero-fauno, de formas que seguiam o pedido de uma pessoa anônima. As bandeiras foram baseadas na bandeira gênero-fae mais conhecida, mas com cores diferentes. A opção com as três faixas de baixo indo de verde à roxa foi tanto a preferida da pessoa que publicou as opções quanto a preferida de Shepard King, e acabou sendo a mais conhecida.

Retângulo de fundo azul com uma pegada de bode e uma flauta estilizades em seu centro. Os símbolos possuem contornos irregulares roxos entre eles e o fundo, mas as partes que interseccionam dentro do próprio símbolo não possuem contornos entre si. A flauta é verde-água com furos com contornos brancos, e está disposta na horizontal. Atrás dela, duas formas amarelas quase formam um coração, mas representam a parte de baixo de um casco, enquanto partes laranja no centro das partes amarelas e um pouco acima delas representam o resto do casco visto de baixo.

Bandeira gênero-fauno por MJK

Em 11 de julho de 2018, Dominic, nicprice127-blog no Tumblr, publicou uma versão da bandeira gênero-fauno com um símbolo criado para acompanhar tal identidade, além de fazer o mesmo para alguns outros subtipos de gênero-fluido. Anos depois, o Tumblr The MOGAI Dragon publicou versões transparentes de tais símbolos.

Em 2 de agosto de 2020, Ask Pride Color Schemes publicou um envio de lepi-choir no Tumblr que forneceu uma alternativa sem cores pastéis à bandeira gênero-fauno.

Em 16 de junho de 2025, Miyako Jonathan Kenichi, miyako-jonathan-asgore-simp no Tumblr, publicou uma bandeira gênero-fauno baseada em simbologias relacionadas a faunos, para diferenciar melhor a bandeira de outras compostas por faixas.

Também existem muitas outras bandeiras ou variações da bandeira no topo desta página, algumas das quais podem ser vistas nos links abaixo.


Links adicionais: