
Bandeira gênero-cinza por Inver
O que significa ser gênero-cinza?
Uma pessoa gênero-cinza, graygênero, greygênero ou grisgênero se identifica ao menos parcialmente com um gênero não-binário ou com ausência de gênero e possui uma ambivalência natural em relação ao seu gênero e/ou à sua expressão de gênero.
Pessoas gênero-cinza possuem alguma sensação de gênero, e inclinação ou desejo de expressá-lo, mas tal inclinação é fraca ou indefinível/indeterminada de certa forma, não é sentida pela maior parte do tempo e/ou a pessoa gênero-cinza não se importa muito com sua inclinação.
Inver (invernom no Tumblr), que cunhou o termo, também escreve que a utilização do rótulo gênero-cinza pode expressar:
- O estado de estar perto de agênero, mas de não ser exatamente agênero (Inver comparou o conceito de gênero-cinza x agênero com o conceito de gray-assexual x assexual);
- Ter um gênero não-binário que está numa área cinza incerta e que é difícil de definir ou apontar;
- Ter um gênero mais ou menos neutro mais por ambivalência e falta de participação em [expressão de] gênero do que por uma participação ativa em expressão de gênero não-binária;
- Sentir gênero e inclinação em participar do conceito de pensamentos ou expressões de gênero menos do que a maioria das pessoas.
Assim, gênero-cinza pode ser caracterizado como um gênero não-binário fraco e/ou incerto, também relacionado à falta parcial ou total de desejo de expressar gênero. Também pode ser um termo útil para descrever pessoas que se veem dentro do espectro agênero, mas não completamente sem gênero.
Ainda que as definições de gênero-cinza reforcem a ideia de ser um gênero não-binário para pessoas relativamente indiferentes a gênero, existem pessoas cujo gênero-cinza possui alguma conexão com gêneros binários, com gêneros não-binários específicos, ou com feminilidade e/ou masculinidade. Ser gênero-cinza também não impede alguém de buscar transição ou de sentir disforia de gênero.
Quando foi cunhada a identidade gênero-cinza? E quando foram feitas as bandeiras?
A postagem cunhando o termo graygender/greygender, nomes originais de gênero-cinza, foi publicada em 20 de março de 2014.
Em 26 de maio de 2014, Inver percebeu a demanda por uma bandeira gênero-cinza, e então criou a primeira, composta por cinco faixas horizontais: a primeira cinza clara, a segunda branca, a terceira azul escura, a quarta branca e a quinta cinza. As faixas brancas são menores do que as outras. Inver dá os seguintes significados às cores:
- Cinzas: um tom claro e um tom escuro representam o espectro de identidades que gênero-cinza cobre, já que algumas pessoas desta identidade sentem mais gênero do que outras;
- Azul escura: representa gênero-cinza como identidade e experiência, em uma analogia a águas profundas de um oceano: são calmas, mas possuem fluidez e variações sutis, e como não há muita luz não é possível enxergar muito bem o que está acontecendo, mas ainda é um lugar bonito cheio de coisas interessantes e misteriosas;
- Branca: representa a pureza e a validade das pessoas gênero-cinza e de suas experiências. Sentir gênero menos vezes ou em menor quantidade, ou não apresentar este gênero tanto quanto outras pessoas e etc. não faz de pessoas gênero-cinza piores ou inválidas.
Nota: A equipe do site Orientando entende que o significado das faixas brancas possui implicações racistas, mesmo que não tenha sido a intenção de quem criou a bandeira (ou qualquer bandeira derivada). Porém, achamos mais adequado apontar este problema do que ignorar a existência das duas bandeiras gênero-cinza mais populares, ou do que mascarar um significado que pode fazer diferença para quem está considerando portar a bandeira.

Bandeira gênero-cinza, por Mayome
Em 17 de junho de 2015, Mayome (mayome no Tumblr) postou sua versão da bandeira gênero-cinza. Citou os mesmos significados das cores, mas seu arranjo é diferente: a bandeira é composta por sete faixas horizontais de mesmo tamanho, nas cores cinza escura, cinza clara, branca, azul petróleo escura, branca, cinza clara e cinza escura.
A bandeira de Mayome veio depois, mas é bastante espalhada por aí; é possivelmente mais conhecida do que a bandeira original de Inver.
Além destas bandeiras, existem alguns rascunhos de Inver em relação à bandeira original, e mais uma bandeira delu, feita em resposta a uma pessoa que disse que via seu gênero-cinza como se fosse cinza, cinza rosado e cinza azulado, além dos rascunhos desta bandeira. Porém, a pessoa que perguntou pela bandeira acabou concordando que a original era melhor.
Existem termos similares a gênero-cinza?
Existem muitos termos que descrevem gêneros fracos, ambivalências em relação a gênero, conexões com ausência de gênero ou variações de outros gêneros de formas que podem ser interpretadas como ter uma versão mais fraca ou ambivalente de certo gênero. Aqui estão alguns exemplos:
- Casgênero: alguém indiferente em relação à ideia de gênero, ou que sente que seu gênero não é importante. É possível pensar em casgênero como alguém ainda mais ambivalente em relação à própria identidade de gênero do que alguém gênero-cinza;
- Gênero-Libra: alguém agênero com uma forte conexão com alguma identidade de gênero ou característica generificada. Assim como gênero-cinza, pessoas gênero-Libra possuem tanto alguma conexão com ageneridade quanto com a ideia de ter uma experiência generificada;
- Transnule: alguém que encontra mais pertencimento entre a ideia de nulidade de gênero do que entre ideias associadas com o gênero que foi atribuído ao nascer. Este é um termo bastante abrangente e versátil, e pode ser usado por alguém que está num espectro de ausência de gênero mesmo tendo uma identidade diferente de agênero;
- Solverigênero: uma identidade de gênero que tem uma conexão fraca ou leve a certo gênero ou a qualidades de tal gênero. Como dito, é possível usar este termo para se dizer uma versão mais leve ou ambivalente de certa identidade de gênero, assim como é possível usar o termo gênero-cinza para descrever tal experiência;
- Nímise: um gênero específico caracterizado por ambiguidade ou indefinição. Nímise é um gênero, e não uma identidade de gênero fraca, mas a questão de tal gênero ser composto por ambiguidade ou indefinição tem algumas similaridades com o conceito de gênero-cinza.
Finalmente, não se deve confundir gênero-cinza com gênero-cor; é possível que uma pessoa use o termo “gênero-cinza” por ser gênero-cor e carregue em sua identidade conotações completamente diferentes das explicadas nesta página!
Links adicionais:
- Greygendered
- Postagem original sobre gênero-cinza – invernom
- Qual a diferença entre gênero-cinza e cis? – invernom
- Diferença entre demigênero e gênero-cinza – invernom
- Se eu me identifico como gênero-cinza pela maior parte do tempo mas ocasionalmente mudo [pro gênero] masculino, sou bigênero? – invernom
- Experiências gênero-cinza + feminilidade – invernom
- Experiência gênero-cinza com analogia – invernom
- É possível se identificar como gênero-cinza e outras identidades ao mesmo tempo – invernom
- Bandeira gênero-cinza – invernom
- Rascunhos da bandeira gênero-cinza – invernom
- Rascunhos de outra bandeira gênero-cinza – invernom
- Resultado de outra bandeira gênero-cinza – invernom
- Bandeira gênero-cinza – mayome (Wayback Machine)
- Submissão ao blog Pride Flags For Us da bandeira de Mayome – Pride Flags For Us (reblog)
- Bandeira gênero-cinza – Pride-Flags