Um espaço de aprendizagem

Autonomique

Retângulo composto por quatro faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores vermelha escura, branca, amarela e verde-limão.

Bandeira autonomique

Alguém autonomique possui um gênero puramente autônomo definido por autogovernança, um sentimento de liberdade pessoal em sua identidade e independência de conceitos de gênero, sem ser ausência de gênero, xenogênero ou maverique.

A cunhagem do termo, feita em ou antes de uma postagem feita em 30 de abril de 2020 por Gent (na época, gender-resource no Tumblr), também coloca autonomique como alguém que é completamente autônome em natureza (auingênero). Gent também foi quem cunhou o conceito de autonomia de gênero, o qual explicou da seguinte forma:

Auingêneros, ou gêneros que são Autônomos-Por-Natureza, se refere a gêneros que são autodefinidos e independentes de outros conceitos de gênero, como o binário de gênero, e, às vezes, não-binaridade. Uma pessoa com um gênero autônomo pode se descrever como autodefinida, liberada, emancipada ou livre de gênero, de seus papéis, de sua categorização e/ou de sua expressão. Qualidades autônomas são inteiramente pessoais e íntimas, o que significa que autonomia é expressada de forma diferente de indivíduo para indivíduo. Uma forma bem concisa de pensar nisso é que é ter um gênero que, em certo grau, é apenas o resultado de alguém agir livremente em termos de sua identidade, expressão, etc. Alguns indivíduos com elementos de gênero autônomos podem dizer que seu gênero simplesmente é, e que são melhor descritos como si mesmos.

Por conta disso, autonomique é uma identidade que pode ser similar a maverique, egogênero e/ou gênero-livre: ume autonomique tem um gênero e não o vê como atrelado a conceitos como mulher ou homem, mas sim como algo pessoal e livre. Tal liberdade pode resultar em, por exemplo, uma falta de preocupação com estereótipos de gênero ou uma desconexão da ideia de ter uma experiência de gênero parecida com a de outras pessoas.

Em 17 de julho de 2020, Gent postou a bandeira autonomique (a mesma desta página). Gent disse que já havia feito a bandeira antes, mas que tinha esquecido de postá-la. Na mesma postagem, foram explicados os significados de suas faixas:

  • Vermelha: a dominância de ume autonomique sobre sua identidade autônoma;
  • Branca: o estado “em branco” da autonomia de gênero;
  • Amarela: a ausência de ligação com o binário de gênero e com conceitos convencionais de gênero;
  • Verde-limão: liberdade de categorização, normas de gênero e outras limitações colocadas em alguém por conta de gênero.

O termo autonomique é o mesmo na língua inglesa. O sufixo ique foi utilizado por conta do termo maverique, enquanto o resto da palavra referencia autonomia (autonomy).


Links adicionais:

Captura de tela de versão arquivada de uma pergunta respondida por Gent sobre se havia alguma bandeira autonomique:

"I’m curious does autonomique have it’s own flag?"

Hey anon! The answer is yes, it does. :-)

So, when I posted about the family of autonomous genders that I coined with the help of others, I created flags for each term, including Autonomique. I thought that I had posted them all, but it turn out that only a few had been posted. Here’s the flag that I made for Autonomique:

[This content has been removed for violating Tumblr's Community Guidelines.]

The color meanings are as follows:

    The burgundy stripe represents mastery over their autonomous identity.
    The white stripe represents the blank slate of gender autonomy.
    The yellow stripe represents detachment from the binary and conventional concepts of gender.
    The lime green stripe represents freedom from categorization, gender roles and other limitations placed upon an individual based upon gender.  

All of the other terms I coined also have flags, but I looked, and they haven’t been posted. I will be posting these pretty soon, most likely in the next couple of days.

- Gent