Alguém autonomique possui um gênero puramente autônomo definido por autogovernança, um sentimento de liberdade pessoal em sua identidade e independência de conceitos de gênero, sem ser ausência de gênero, xenogênero ou maverique.
A cunhagem do termo, feita em ou antes de uma postagem feita em 30 de abril de 2020 por Gent (na época, gender-resource no Tumblr), também coloca autonomique como alguém que é completamente autônome em natureza (auingênero). Gent também foi quem cunhou o conceito de autonomia de gênero, o qual explicou da seguinte forma:
Auingêneros, ou gêneros que são Autônomos-Por-Natureza, se refere a gêneros que são autodefinidos e independentes de outros conceitos de gênero, como o binário de gênero, e, às vezes, não-binaridade. Uma pessoa com um gênero autônomo pode se descrever como autodefinida, liberada, emancipada ou livre de gênero, de seus papéis, de sua categorização e/ou de sua expressão. Qualidades autônomas são inteiramente pessoais e íntimas, o que significa que autonomia é expressada de forma diferente de indivíduo para indivíduo. Uma forma bem concisa de pensar nisso é que é ter um gênero que, em certo grau, é apenas o resultado de alguém agir livremente em termos de sua identidade, expressão, etc. Alguns indivíduos com elementos de gênero autônomos podem dizer que seu gênero simplesmente é, e que são melhor descritos como si mesmos.
Por conta disso, autonomique é uma identidade que pode ser similar a maverique, egogênero e/ou gênero-livre: ume autonomique tem um gênero e não o vê como atrelado a conceitos como mulher ou homem, mas sim como algo pessoal e livre. Tal liberdade pode resultar em, por exemplo, uma falta de preocupação com estereótipos de gênero ou uma desconexão da ideia de ter uma experiência de gênero parecida com a de outras pessoas.
Em 17 de julho de 2020, Gent postou a bandeira autonomique (a mesma desta página). Gent disse que já havia feito a bandeira antes, mas que tinha esquecido de postá-la. Na mesma postagem, foram explicados os significados de suas faixas:
- Vermelha: a dominância de ume autonomique sobre sua identidade autônoma;
- Branca: o estado “em branco” da autonomia de gênero;
- Amarela: a ausência de ligação com o binário de gênero e com conceitos convencionais de gênero;
- Verde-limão: liberdade de categorização, normas de gênero e outras limitações colocadas em alguém por conta de gênero.
O termo autonomique é o mesmo na língua inglesa. O sufixo ique foi utilizado por conta do termo maverique, enquanto o resto da palavra referencia autonomia (autonomy).
Links adicionais:
- Autonomique – Termos NHINCQ+
- Uma Família de Gêneros Recentemente Definida (Gêneros Autônomos) – Gender Resource (Wayback Machine)
- Auingênero – Gender Resource (Wayback Machine)
Captura de tela de versão arquivada de uma pergunta respondida por Gent sobre se havia alguma bandeira autonomique: