Um espaço de aprendizagem

Trixenflexível

Retângulo composto por três faixas horizontais, sendo a central menor do que as outras duas. As três faixas são interrompidas em seus centros por uma curta faixa vertical. A faixa de cima é laranja clara com uma interrupção cinza escura, a central é branca com uma interrupção cinza clara e a de baixo é roxa, quase magenta, com uma interrupção azul, quase ciano.

Bandeira trixenflexível

Alguém trixenflexível tem uma atração que geralmente se comporta como a atração de alguém tríxen – ou seja, apenas por mulheres e por quantidades quaisquer de identidades não-binárias – mas que possui suas exceções ocasionais.

Em geral, presume-se que isso se refere a uma atração por homens que pode acontecer de tempos em tempos, ou a uma abertura a realizar ações relacionadas com atração com homens ainda que a pessoa não tenha certeza se sente atração por este gênero ou não. Porém, há outras possibilidades que podem ser levantadas acerca deste termo:

  • É possível que alguém queira se identificar como trixenflexível por ter uma atração por mulheres e pessoas não-binárias que some de vez em quando, o que pode também levar a pessoa a se dizer trixenacefluxo, trixenarofluxo ou afins;
  • É possível que a pessoa tenha atração frequente por mulheres e por certas identidades não-binárias, mas que ocasionalmente sinta também atração por outras identidades não-binárias, ou esteja aberta a ter relações com pessoas destas identidades ainda que não saiba se sente atração por elas ou não;
  • É possível que a pessoa tenha uma atração que realmente seja por todos os gêneros de forma equivalente ou quase equivalente, mas que, por preferir ter relacionamentos com pessoas não-binárias e/ou homens, priorize a atração por estas identidades.

O sufixo flexível é relativamente antigo e por isso não é necessariamente bem definido (ver: heteroflexível, homoflexível), e também não existem grandes esforços para definir trixenflexível de forma estrita. Por isso, é possível pessoas se dizerem trixenflexíveis sem ter se deparado com nenhuma definição própria do termo e tenham os mais diversos motivos para fazer isso.

É possível que o primeiro uso de trixenflexível tenha sido em uma postagem de imoga-pride de 25 de dezembro de 2018, onde também foi definido o termo torenflexível e bandeiras foram designadas a ambos os termos.

A bandeira é para ser uma combinação da bandeira tríxen de três faixas com a bandeira mascúlica – um termo para pessoas LGBTQIAPN+ capazes de sentir atração por homens, exclusivamente ou não – de forma que é comum entre outras bandeiras de orientações flexíveis.

O termo da língua inglesa para esta identidade é trixenflexible. Ao especificar tipos de orientação, pode ser usado o prefixo trixenflex-, como em trixenflexsexual (trixenflexsexual) ou trixenflexestétique (trixenflexaesthetic).


Links adicionais: