Um espaço de aprendizagem

Feminamórique

Um retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho. As faixas são, respectivamente, vinho, branca, rosa, branca e verde escura.

Bandeira feminamórica, por Milith Rusignuolo

Uma pessoa não-binária que sente atração somente por mulheres pode se dizer feminamórica.

Também é possível usar apenas o prefixo femina junto a alguma forma específica de orientação, como em feminarromântique, feminalternative, feminaestétique, feminassexual, etc.

Embora atração somente por mulheres não precise estar restrita a mulheres bináries e assim cobrir aquelus que também sentem atração por pessoas que não se importam em ser agrupadas com mulheres para propósitos de atração (como algumes mulheres não-bináries, por exemplo), existem orientações como trixen e venúsique para aquelus que querem usar rótulos que incluem mulheres e certas pessoas não-binárias, mas não homens, em sua atração. Além disso, termos como bi, poli e multi são abertos a qualquer pessoa que sente atração por mais de um gênero, inclusive se tais gêneros puderem ser considerados parecidos.

Mesmo assim, muitas listas especificam que pessoas feminamóricas são mono-orientadas (atraídas somente por um gênero).

Foi uma pessoa anônima (atribuída a launcelot no Tumblr) que sugeriu feminamórique e viramórique, em uma pergunta ao Tumblr marlowelune em 12 de maio de 2017. Marlowe, e done do blog, apreciou a sugestão, e ressaltou que o problema com vários termos similares é que tentam ser teoricamente inclusivos e assim reduzir (principalmente) pessoas não-binárias a pessoas que são vistas como certo gênero binário (em terminologia como “atração por mulheres e por pessoas femininas”, por exemplo).

Feminamórique e viramórique fazem parte de uma longa lista de termos propostos para especificar atração por mulheres e atração por homens, respectivamente, de forma que pessoas não-binárias possam usar o termo sem especificar sua distância ou proximidade de algum gênero binário. A quantidade de termos aumentou desde que pessoas começaram a ficar desconfortáveis usando os prefixos gine e andro.

Bandeira feminamórica, por demisexual-yuri, feuillyadeux, bizexuals e justfolieadoit

Porém, estes são alguns dos primeiros termos que são de uso exclusivo de pessoas não-binárias. Eles até mesmo são inspirados no termo diamórique, que define uma pessoa não-binária que se atrai por outras pessoas mas que centraliza sua própria não-binaridade ao invés das identidades de gênero das outras pessoas. Relacionamentos que envolvem ao menos uma pessoa não-binária podem também ser chamados de diamóricos, independentemente das identidades ou modalidades de gênero das outras pessoas.

Inicialmente, não havia uma definição explícita sobre feminamórique definir uma atração somente por mulheres ou que apenas inclui mulheres (de forma que incluiria pessoas não-binárias pan, por exemplo). Porém, com o tempo, trízique virou o termo juvélico mais geral, enquanto pessoas feminamóricas começaram a ser definidas como pessoas não-binárias que sentem atração somente por mulheres.

Várias bandeiras feminamóricas foram propostas.

Milith Rusignuolo disse em seu site que postou as bandeiras feminamórica e viramórica em 8 de novembro de 2016. Porém, isso não é realmente possível, visto que tais termos não existiam naquela data. Também não é possível que a data real seja 8 de novembro de 2017, visto que estas bandeiras foram postadas no deviantArt Pride-Flags em 29 de maio de 2017.

A bandeira feminamórica feita por Milith é composta por 5 faixas horizontais do mesmo tamanho, que possuem as cores roxa avermelhada, branca, rosa, branca e verde escura. Suas cores referenciam as bandeiras diamórica e genderqueer, e a faixa central rosa representa o gênero mulher.

Outra bandeira feminamórica popular foi postada por demisexual-yuri no Tumblr, e contribuições a ela foram feitas também por feuillyadeux, bizexuals e justfolieadoit. Com a possível exceção de bizexuals​, estas contas foram desativadas, esvaziadas e/ou trocadas de done. Um compartilhamento da postagem da bandeira está datado de 2 de junho de 2017, então esta bandeira também foi feita relativamente cedo em relação à história da identidade.

Tal bandeira é composta por duas partes: à esquerda, há cinco faixas verticais amarelas, sendo que a primeira e a última faixa são maiores e menos claras, a faixa do meio é mais clara e fina e a segunda e a quarta faixa possuem tamanho e tom médio em comparação com as outras. À direita, na maior parte da bandeira, estão quatro faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores amarela, branca, roxa e preta, similares ou iguais às da bandeira não-binária mais conhecida.

A bandeira não-binária representa a questão da não-binaridade – e, portanto, heterodissidência – da pessoa feminamórica ser central a esta orientação, enquanto as faixas amarelas representam o gênero mulher. A cor amarela foi escolhida por ser a cor do planeta Vênus, bastante associado com mulheres.

Um retângulo composto por 5 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores amarela, branca, roxa, branca e vermelha. Todas as cores estão bastante saturadas.

Bandeira feminamórica, por feminamoric-blog

Uma outra bandeira feminamórica foi feita por feminamoric-blog no Tumblr e postada em 25 de junho de 2017. Significados não foram dados a suas faixas, mas ela foi baseada na bandeira viramórica feita por Milith.

Femina significa mulher em latim, e esta orientação se chama feminamoric na língua inglesa (ou feminasexual, feminaromantic, feminalterous, feminaqueerplatonic, etc).


Links adicionais: