Um espaço de aprendizagem

Eteriano

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores azul, ciano, turquesa, verde clara e amarela clara.

Bandeira eteriana

Um indivíduo eteriano se considera tanto turiano/veldiano quanto urânico. Isto é, pessoas eterianas são homens – ou pessoas que se veem dentro do conceito de hombridade ou de atração de homens por homens de alguma forma – que são capazes de sentir atração por homens, por pessoas sem gênero, e por pessoas não-binárias que não são femininas ou alinhadas com o gênero mulher.

Nem toda pessoa urânica é veldiana. Por exemplo:

  • Pessoas urânicas podem ser de quaisquer identidades de gênero: uma mulher capaz de sentir atração por homens, por pessoas sem gênero e por pessoas não-binárias que não são femininas ou alinhadas com o gênero mulher pode ser urânica sem que isso faça dela veldiana;
  • Pessoas urânicas sentem atração por múltiplos gêneros, mesmo que não sintam atração por mulheres. Homens podem reinvindicar uma identidade urânica sem priorizar sua atração por homens, e não se sentir confortáveis se descrevendo com um termo que é geralmente associado com atração exclusiva de homens por homens.

E nem tode veldiane é urânique. Por exemplo:

  • Veldianes podem só sentir atração por homens, sem sentir atração por quaisquer pessoas não-binárias;
  • Veldianes podem ser capazes de sentir atração só por algumas pessoas não-binárias de forma que a definição de urânique não seja adequada para descrever tal atração: por exemplo, uma pessoa que só sente atração por homens e por homens não-bináries pode se sentir confortável se dizendo veldiana, mas se a atração não inclui pessoas sem gênero ou outras pessoas não-binárias que não sejam nem homens e nem mulheres, a pessoa pode não se entender como urânica;
  • Existem identidades de gênero femininas relacionadas a ser homem, como melle e cenifloral, as quais facilmente podem ser inclusas em uma atração por homens e pessoas com identidades similares, mas que são excluídas por definição das identidades pelas quais pessoas urânicas são capazes de se atrair.

Pessoas eterianas são, por definição, tanto veldianas quanto múlti. Podem se dizer eterianas tanto como uma afirmação desses dois lados de sua identidade quanto por quererem um termo que descreva ambas essas facetas mas que possa esconder o fator polêmico de serem veldianes com atração por múltiplos gêneros para quem não souber e nem se interessar em saber o que o termo significa.

Como a definição do termo é vaga, não há a necessidade da pessoa ser veldiana e urânica dentro do mesmo tipo de atração para se dizer eteriana. Alguém pode, por exemplo, ser homem e sentir atração só por homens romanticamente mas sentir atração por quaisquer pessoas que não sejam mulheres ou femininas sexualmente e se dizer eteriana.

O termo original aetherian foi publicado por Red/Redtail, redtail-lol no Tumblr em 11 de agosto de 2023. É possível inferir pela publicação que entity68 no Tumblr (thebigneuromess na época) pediu por uma bandeira para veldianes urâniques. Redtail decidiu por não só cunhar eteriane, como também talássique, para quem é lésbique e netúnique.

Retângulo composto por sete faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores púrpura, índigo, azul, branca, amarela clara, verde clara e turquesa.

Bandeira veldiana

A bandeira eteriana do início desta página é composta por elementos tanto de uma bandeira urânica feita por Dark (loud-and-queer no Tumblr) quanto por faixas de uma bandeira veldiana feita pela Redtail e publicada também em 11 de agosto de 2023. Esta bandeira foi feita com opiniões de pessoas que são veldianas, ainda que Redtail não seja, e sua motivação principal foi fazer uma bandeira de sete faixas para combinar com uma bandeira lésbica que ela fez. Redtail explicou que não tem a intenção de substituir bandeiras veldianas existentes com a sua.

Os significados das cores da bandeira veldiana puxadas para a bandeira eteriana são: pessoas gays não-binárias e amor entre homens e pessoas não-binárias (faixa amarela), inconformidade de gênero (faixa verde lima) e história e diversidade gay (faixa turquesa). As duas primeiras faixas foram puxadas de uma bandeira para a qual significados aparentemente não foram disponibilizados.

O termo eteriane vem de Éter, um deus primordial grego que representa o céu e a matéria.

 


Links adicionais: