Alguém cáli ou calli não consegue diferenciar certo tipo de atração de atração estética. Por exemplo, alguém calissexual não consegue diferenciar entre sua atração sexual e sua atração estética, enquanto alguém calirromântique não consegue diferenciar entre sua atração romântica e sua atração estética.
Várias pessoas assexuais relatam precisar de ajuda para distinguir o que é atração estética e o que é atração sexual. Entre estas pessoas, algumas podem entender eventualmente tal diferença, enquanto pessoas que permanecem não conseguindo distinguir tais atrações podem se dizer calissexuais.
Este termo é um entre outros que cumprem funções similares, como plátoni e quoi.
O prefixo calli provavelmente foi cunhado em 2014 (há um reblog do Tumblr desativado MOGAI Archive datado do dia 15 de outubro de 2014, e o termo MOGAI por si só foi cunhado em 2014, mas teoricamente é possível que o termo tenha sido cunhado antes disso). Ele é creditado à conta onebay1 no Tumblr, que atualmente está vazia.
Uma bandeira calissexual foi publicada na LGBTA Wiki, hospedada no serviço Fandom (atualmente transferida para LGBTQIA+ Wiki, hospedada em Miraheze) em 31 de dezembro de 2020. Sua descrição na página sobre a orientação diz que ela foi criada um dia antes por Weniviere. Posteriormente, uma segunda bandeira foi publicada em 7 de janeiro de 2021, e sua criação foi novamente descrita como o dia anterior, mas desta vez a bandeira foi creditada a dora. Finalmente, também no dia 7 de janeiro de 2021, uma terceira bandeira foi publicada na página: desta vez uma simplificada, igual às outras duas mas sem símbolos.
Em relação aos significados das faixas, cujas cores foram intocadas nas três bandeiras:
- Rosa mais clara: exploração da própria identidade;
- Rosa clara: questionamento;
- Rosa média: adoração/atração;
- Rosa escura: aparência;
- Branca: o borrão entre/a incapacidade de diferenciar atração estética e sexual;
- Laranja escura: pessoas xênicas (alinhadas com xenogêneros) e otherkin;
- Laranja clara: gêneros binários;
- Ouro: gêneros não-binários;
- Amarela clara: pessoas agênero/sem gênero e a-não-binárias.
O símbolo no meio da bandeira original é descrito como uma representação de como estética pode variar com base em raça, o que pode gerar implicações racistas (sobre a naturalidade de pessoas sentirem atração sexual/estética mais frequente por quem pertence a suas próprias raças, por exemplo). Por isso, pode fazer mais sentido usar a versão sem o símbolo, especialmente no caso de pessoas brancas. A bandeira feita por dora muda o formato do símbolo, mas não suas cores.
A descrição de Weniviere também explica que as cores da bandeira calissexual foram baseadas em bandeiras de atração sexual e estética, mas é difícil ter certeza sobre quais bandeiras de atração sexual que estas faixas se inspiram. Porém, há bandeiras de atração estética que possuem as mesmas cores da bandeira calissexual, com a única exceção sendo os símbolos (que também fazem referência a raças diferentes poderem ter preferências diferentes).
Links adicionais:
- calissexual/romântique – MOGAI Archive (reblog)
- Calissexual – LGBTQIA+ Wiki
- Pesquisa por aesthetic (estética) em /r/asexuality (muitas das postagens são de gente discutindo o que é atração estética ou pedindo ajuda para diferenciar atração estética de sexual)
- Vi que outra versão mais curta de lgbtquia+ [sic] era MOGA – ally-101 (Postagem sobre “MOGA” que originou a discussão sobre a sigla MOGAI)
- Histórico da página Calissexual, mostrando as bandeiras sendo colocadas: [1] [2] [3]
- Atração estética – LGBTQIA+ Wiki