Um espaço de aprendizagem

Gênero-Escorpião

Retângulo composto por três faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores preta, vermelha escura e cinza.

Possivelmente a primeira bandeira gênero-Escorpião (autoria desconhecida)

Gênero-Escorpião ou escorpigênero é um termo que pode ser usado para descrever um gênero que é um mistério, que é muito difícil de entender; que pode chegar perto de se encaixar em vários outros termos diferentes, sem nenhum deles se encaixar completamente em tal gênero.

Curiosamente, as descrições que o Tumblr mogai-lexicon (atualmente desativado) e que o Tumblr pride-color-schemes dão diferem em algumas coisas:

  • Em MOGAI Lexicon, gênero-Escorpião é um gênero que pode chegar perto de se encaixar em vários outros termos diferentes, ou que pode se encaixar parcialmente em outros termos, mas que não pode ser definido por nenhum deles;
  • Em Pride Color Schemes, gênero-Escorpião é um gênero que chega perto de se encaixar em vários outros termos diferentes, mas que não pode ser descrito por quase nenhum entre tais termos.

É mais comum ver a definição de Pride Color Schemes sendo repetida, mas isso não significa que seja necessariamente a original, que não foi encontrada durante a pesquisa feita para a criação desta página. Por conta disso, é possível também levar em consideração a definição utilizada por MOGAI Lexicon como válida.

De qualquer forma, o ponto principal de gênero-Escorpião é que este é um mistério e muito difícil de entender. Existem vários outros ineegêneros – ou seja, identidades de gênero baseadas em indefinição, indeterminação ou afins – então o que faz alguém escolher o termo gênero-Escorpião ao invés de gênero-Áries, gênero-estática, dubgênero, pomogênero ou quoigênero (para dar alguns exemplos) são nuances. Por exemplo, alguém pode preferir optar pelo termo gênero-Escorpião porque:

  • Gosta do termo mistério para descrever seu gênero difícil de compreender;
  • Quer ressaltar que possui um gênero, enquanto pessoas quoigênero e/ou pomogênero podem pensar em si como fora do conceito de gênero;
  • Quer ressaltar que podem haver termos que se aproximam de seu gênero, enquanto a definição de termos como gênero-Áries ressaltam a incapacidade de classificação da identidade de gênero;
  • Gosta mais das bandeiras, dos símbolos e/ou do nome desta identidade de gênero.
Retângulo composto por quatro faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores amarela, branca, roxa e cinza escura. No centro da bandeira, há o símbolo de Escorpião, uma espécie de letra M arredondada e cursiva que termina com uma seta apontando para a direita em sua última perna. O símbolo está nas cores preta, vermelha escura e cinza, de forma dividida por faixas.

Bandeira gênero-Escorpião por Hermy/Pride-Flags

O deviantArt Pride-Flags publicou pela primeira vez uma bandeira Gênero-Escorpião em 14 de agosto de 2015, o que faz com que a identidade tenha sido no máximo cunhada nesta data, embora provavelmente tenha sido cunhada antes. Na postagem em Pride Color Schemes, que tem a mesma moderação de Pride-Flags, a cunhagem do termo e a publicação da primeira bandeira não estão creditadas, o que significa que as contas em questão não originam o termo ou a primeira bandeira.

A segunda bandeira postada por Pride-Flags, porém, é creditada à pessoa que começou os projetos em questão, a qual também é conhecida como Hermy. Ela foi publicada em 26 de agosto de 2015 e só aplica o símbolo da constelação Escorpião nas cores da bandeira original a uma bandeira não-binária.

O termo gênero-Escorpião é conhecido na língua inglesa como scorpigender. A tradução foi baseada no fato desta identidade ser um dos gêneros do Zodíaco (um conjunto de gêneros baseados em signos que foram traduzidos como gênero-Áries, gênero-Touro, gênero-Gêmeos e assim por diante).


Links adicionais: