Alguém eneba, enba ou emba sente atração por pessoas não-binárias. Embora tal atração não seja descrita de forma necessariamente exclusiva, esta orientação foi cunhada para ser um equivalente não-binário de homeorientade/maorientade e mulheorientade/womaorientade, orientações que geralmente são usadas por pessoas que apenas sentem atração por cada um dos gêneros em questão.
Não há diferença explícita entre eneba e medisso/cétero, com a exceção do nome ser mais direto e dos discursos acerca de atração por pessoas não-binárias estarem em um patamar diferente em 28 de dezembro de 2023 (quando foi feita a cunhagem de eneba) em comparação à década anterior. Portanto, enquanto há lugares que listam medisso como uma orientação exclusiva para pessoas não-binárias, eneba não possui tal possibilidade.
Dexter, neopronouns no Tumblr, que cunhou a orientação enba a pedido de uma pessoa anônima, disse o seguinte em sua postagem sobre o termo:
para anônime! similar a ma- e woma-, este termo não se refere ao gênero de quem o usa, e nem se a pessoa considera sua atração gay, hétero ou qualquer outra coisa — é simplesmente um termo para quem é atraíde por pessoas não-binárias!
Ele também disse que o termo vem de enban, um termo cunhado em espaços anglófonos para se referir a pessoas não-binárias adultas, e que a bandeira que fez tem propositalmente o mesmo estilo das bandeiras homeorientada e mulheorientada.
Links adicionais:
- enba- – neopronouns
- Enba-/Eneba-/Emba- – Termos NHINCQ+
- Alguns termos cunhados em 2023 – Orientando
- Cétero- – Pride Color Schemes