Pessoas com a orientação xin ou xee, dependendo da definição, são (provavelmente apenas) atraídas por:
- Pessoas xenogênero;
- Pessoas xeninas (pessoas que se identificam com qualidades associadas a ser xenogênero);
- Pessoas xênicas (pessoas cujos alinhamentos de gênero são com xenogêneros).
É provável que pessoas com esta orientação sejam atraídas por mais de uma destas categorias, e também pode ser difícil separá-las, visto que a maioria das pessoas abertamente xeninas e/ou xênicas são xenogênero. Mesmo assim, pode ser importante explicar a diferença:
Alguém xenogênero possui uma identidade de gênero associada a ou definida por algo considerado externo aos conceitos tradicionais de gêneros binários e de suas misturas ou oposições, como cores, sentimentos, elementos da natureza, objetos ou papéis sociais que não são inteiramente definidos por gêneros binários ou por relações a estes. Uma pessoa xenogênero pode ter um gênero que só pode ser definido como um estilo de música, outra pessoa xenogênero pode comparar sua identidade de gênero como uma floresta densa, e por assim vai.
Alguém xenine se identifica com qualidades associadas a ser xenogênero. Geralmente isso é por conta da pessoa ser xenogênero em si, mas caso não seja, existem outras possibilidades. É possível que a pessoa tenha uma expressão de gênero xenina, por exemplo: alguém pode não ter gênero mas considerar sua expressão de gênero xenina por ser exagerada e colorida ao invés de feminina ou masculina.
Alguém xênique tem xenogênero – ou algum xenogênero específico – como seu alinhamento de gênero. Isso significa que a pessoa possui vivências e/ou características em comum com pessoas xenogênero. Novamente, isso é mais comum entre pessoas xenogênero, mas não é necessariamente exclusivo, e pessoas xenogênero nem sempre se veem como xênicas. Por exemplo, alguém gênero-fofo pode mal ter vontade de falar sobre sua identidade de gênero, se vestir de forma associada a mulheres e ser tratade como mulher, e por isso se considerar lunariane (alguém alinhade com o gênero mulher); enquanto outra pessoa gênero-fofo que quer ser reconhecida publicamente como não-binária e xenogênero e que luta para que seu gênero seja levado a sério pode querer se dizer xênica.
A orientação xin parece ter sido cunhada independentemente em mais de um lugar: ao menos por uma pessoa anônima enviando uma pergunta ao Tumblr UncommonGenders postada em 17 de fevereiro de 2018 e por arco-pluris enviando uma postagem ao Tumblr Beyond MOGAI Pride Flags postada em 14 de abril do mesmo ano. Ambas as cunhagens se referem a XIN como xenic in nature (xênique por natureza), ainda que termos acompanhados pela expressão por natureza geralmente usem qualidades de gênero (feminine, masculine, etc.) e não alinhamentos de gênero (lunariane, solariane, etc).
XEE é uma adaptação de XIN, a qual significa Xenine Em Essência. A proposta para tal tradução foi publicada por Aster em 26 de novembro de 2020, e se aplica também a outros termos usando IN/in nature/por natureza. Como esta é uma tradução, esta orientação é apenas conhecida como xin em espaços anglófonos (como em xinromantic, xinsexual, xinalterous, xinaesthetic, etc).
Uma bandeira xin foi feita por genderqueer-dream no Tumblr, e foi postada no dia 29 de julho de 2018. Uma bandeira xinsexual e uma bandeira xinromântica foram feitas por Ellias/Olly, Honk4bees na LGBTA Wikia, e elas foram publicadas em 01 de junho de 2021.
Os únicos detalhes fornecidos sobre os significados são para as bandeiras de Ellias. A bandeira xinsexual remete a bandeiras fin, min e nin já existentes e usa a cor roxa por ela ser distinta das cores rosa, azul e amarela de tais bandeiras. A bandeira xinromântica usa cores similares a tal bandeira xinsexual.
Links adicionais:
- Xinsexual – LGBTA Wiki
- Que tal xinsexual […]? – UncommonGenders
- Cunhando algumas orientações – Beyond MOGAI Pride Flags
- Eu fiz uma bandeira de orgulho xin-! – genderqueer-dream
- sugestão de tradução: [qualidade] in nature → [qualidade] em essência – Aster
- Links explicando qualidades de gênero: [1] [2]
- Links explicando alinhamentos de gênero: [1] [2] [3]