Um espaço de aprendizagem

Demi

Bandeira demirromântica

Bandeira demirromântica

Pessoas demi são pessoas do espectro assexual/arromântico/etc. que podem sentir atração apenas caso exista uma conexão especial prévia com quem é alvo da atração.

Tal conexão especial varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas demi sentem atração apenas por pessoas com quem possuem amizades próximas. Outras sentem atração por pessoas com quem passam bastante tempo juntas, mesmo que não sejam tão próximas emocionalmente (como colegas de trabalho).

Algumas pessoas demi se sentem quase arromânticas/assexuais/aplatônicas/etc., por suas exceções serem extremamente raras. Outras nem se consideram parte do espectro, pois não sentem muita diferença entre si mesmas e pessoas de fora do espectro, mesmo que a descrição de demi encaixe.

Pessoas demi que só sentem atração por amigues podem se chamar de âmicus.

Assim como outras orientações, demi é uma orientação que pode ser combinada com outras. Por exemplo, uma pessoa demiceterorromântica apenas se apaixona por pessoas não-binárias com quem sente ter alguma conexão especial, enquanto uma pessoa graydemissexual sente atração sexual raramente, e apenas com quem sente ter alguma conexão especial.

Bandeira demissexual

Bandeira demissexual

A orientação demi é datada de fevereiro de 2006, quando sonofzeal nos fóruns da AVEN sugeriu a palavra demissexual para pessoas que só sentem atração antes ou após ter alguma ligação emocional.

Esta definição parte de um modelo que divide atração sexual entre atração sexual primária e atração sexual secundária. Atração primária se refere a atributos físicos (superficiais), enquanto atração secundária se refere a uma atração que só acontece após intimidade emocional (proximidade). Nem todas as pessoas utilizam este mesmo modelo para explicar sua demissexualidade, mas é daí que o conceito surgiu.

Demissexual seria alguém que só teria atração sexual primária ou secundária, enquanto pessoas zedsexuais teriam ambas e pessoas assexuais não teriam nenhuma. Porém, a orientação demi ficou associada apenas a pessoas que possuem atração secundária, enquanto o rótulo para quem possui só a atração primária ficou mais tarde conhecido como fray.

Até o momento de criação desta página, não achamos a origem das bandeiras demi. Porém, sabemos que ao menos em 2014 já existia a bandeira demissexual.

Bandeira demialternativa

Bandeira demialternativa

A bandeira demi é uma bandeira no estilo chevron (com um triângulo no canto esquerdo com uma das pontas centralizada apontando para a direita), sendo que seu triângulo é preto. No resto da bandeira, se encontram três faixas na horizontal, numa proporção 2:1:2. A faixa de cima é branca, e a de baixo cinza clara; a faixa do meio varia de acordo com o tipo de orientação (roxa para demissexual, verde para demirromântica, amarela para demiplatônica, etc).

As cores podem ter os mesmos significados das cores da bandeira assexual, mas não temos certeza, justamente por não termos achado a origem da bandeira.

Demi é o mesmo prefixo em inglês (demisexual, demiromantic, demialterous, etc). O prefixo demi geralmente é traduzido como semi na língua portuguesa, porém muitas pessoas já usam demi para descrever sua orientação ou seu gênero em português.


Links adicionais:

Pular para a barra de ferramentas