Um espaço de aprendizagem

Dêmi

Retângulo com um triângulo preto no canto esquerdo com uma das pontas centralizada apontando para a direita. No resto da bandeira, se encontram três faixas na horizontal, numa proporção 2:1:2. A faixa de cima é branca, a de baixo é cinza clara e a do meio é azul.

Bandeira demialternativa

Pessoas dêmi ou demi são pessoas do espectro assexual/arromântico/etc. que podem sentir atração apenas caso exista uma conexão especial prévia com quem é alvo da atração.

Tal conexão especial varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas dêmi sentem atração apenas por pessoas com quem possuem amizades próximas. Outras sentem atração por pessoas com quem passam bastante tempo juntas, mesmo que não sejam tão próximas emocionalmente (como colegas de trabalho).

Algumas pessoas dêmi se sentem quase arromânticas/assexuais/aplatônicas/etc., por suas exceções serem extremamente raras. Outras nem se consideram a-espectrais, pois não sentem muita diferença entre si mesmas e pessoas alo (que não são a-espectrais), mesmo que a descrição de dêmi encaixe.

Pessoas que só sentem atração por amigues podem se chamar de âmicus. Pessoas que só sentem atração por pessoas que sentiram atração por elas primeiro podem se chamar de lícicas. Essas pessoas ou pessoas cujas atrações funcionam de formas similares podem ou não se chamar de dêmi também, assim como quaisquer pessoas dêmi também podem se chamar de gris por conta de suas atrações condicionais.

Retângulo composto por quatro faixas verticais do mesmo tamanho, nas cores preta, roxa, branca e cinza. No centro da faixa branca, há um losango mais alto do que largo.

Bandeira demissexual por Kipper

Assim como outras orientações a-espectrais, dêmi é uma orientação que pode ser combinada com outras. Por exemplo, uma pessoa demiceterorromântica apenas se apaixona por pessoas não-binárias com quem sente ter alguma conexão especial, enquanto uma pessoa caligodemissexual sente atração sexual de forma extremamente fraca, e apenas com quem sente ter alguma conexão especial.

A orientação dêmi é datada de fevereiro de 2006, quando sonofzeal nos fóruns da AVEN sugeriu a palavra demissexual para pessoas que só sentem atração antes ou após ter alguma ligação emocional.

Esta definição parte de um modelo que divide atração sexual entre atração sexual primária e atração sexual secundária. Atração primária se refere a atributos físicos (superficiais), enquanto atração secundária se refere a uma atração que só acontece após intimidade emocional (proximidade). Nem todas as pessoas utilizam este mesmo modelo para explicar sua demissexualidade, mas é daí que o conceito surgiu.

Retângulo com um triângulo preto no canto esquerdo com uma das pontas centralizada apontando para a direita. No resto da bandeira, se encontram três faixas na horizontal, numa proporção 2:1:2. A faixa de cima é branca, a de baixo é cinza clara e a do meio é roxa.

Bandeira demissexual

Demissexual seria alguém que só teria atração sexual primária ou secundária, enquanto pessoas alossexuais teriam ambas e pessoas assexuais não teriam nenhuma. Porém, a orientação dêmi ficou associada apenas a pessoas que possuem atração secundária, enquanto o rótulo para quem possui só a atração primária ficou mais tarde conhecido como ignota ou fray.

Até o momento de criação desta página, não achamos a origem das bandeiras demi mais populares. Porém, sabemos que ao menos em 2014 já existia a bandeira demissexual mais famosa. A partir desta, outras foram feitas só trocando a faixa roxa por faixas de outras cores.

Quanto a significados, o triângulo foi feito para representar um gráfico famoso na AVEN onde a ponta de um prisma ou triângulo representa pessoas assexuais, e a base representa pessoas alo, com as pontas diferentes representando pessoas hétero, bi, gays e afins. A área cinza estaria entre esses dois extremos. As cores da bandeira demissexual devem ter sido copiadas da bandeira assexual.

Retângulo onde sua metade do canto superior esquerdo até o canto inferior direito é coberta por um triângulo preto. O resto da bandeira é dividida em três faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores branca, verde e cinza.

Bandeira demirromântica por James, baseada no modelo de Kipper

Posteriormente, muitas bandeiras alternativas foram criadas quando foi feita a acusação de que o triângulo preto presente nessas bandeiras era comparável com a apropriação do triângulo preto usado em campos de concentração nazistas para marcar pessoas “associais” (o que cobria uma série de grupos marginalizados assim como outras pessoas fora do mercado de trabalho), ainda que tal triângulo não tenha o mesmo formato ou a mesma origem. Muitas pessoas em comunidades a-espectrais falaram ativamente contra trocar as bandeiras dêmi por conta de uma associação tão forçada, enquanto outras preferem fazer novas bandeiras logo para que a preocupação deixe de existir.

Kipper, crimsxnflxwerz no Tumblr, foi uma das pessoas que decidiu fazer bandeiras novas. Em 2 de agosto de 2018, elu publicou duas alternativas de bandeiras demissexuais. Em uma delas, as faixas deixam de ter tamanhos diferentes enquanto o triângulo passa a tomar metade da bandeira. Em outra, faixas verticais e um losango são utilizades.

Quadrado composto por seis faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores laranja clara, amarela, amarela clara, roxa clara, roxa e roxa escura.

Bandeira demirromântica por Nero

Outras alternativas foram publicadas em 3 de março de 2019 por Nero, cockyroaches no Tumblr. Cada uma das bandeiras do Nero possui significados completamente diferentes. Por exemplo, estes são os significados das cores de sua bandeira demirromântica:

  • Laranja: conforto;
  • Amarela: iluminadore;
  • Amarela clara: felicidade;
  • Roxa clara: proteção;
  • Roxa: fantástique;
  • Roxa escura: confiável.

E aqui estão os significados das cores de sua bandeira demissexual:

  • Vermelha clara: energia;
  • Salmão: doçura;
  • Creme: irradiando;
  • Turquesa clara: sonhos;
  • Turquesa: confiança;
  • Turquesa escura: confiabilidade.
Retângulo composto por um fundo preto e três faixas diagonais que vão do canto superior esquerdo até o canto inferior direito. As faixas possuem as cores amarela, branca e rosa (da esquerda para a direita). No centro da faixa branca, há um losango quadrado preto.

Bandeira demiqueerplatônica baseada no modelo de Soup

Em 24 de setembro de 2019, Soup (pixelphilosophic no Tumblr) fez um conjunto de bandeiras dêmi inspirado em uma postagem que sugeriu bandeiras de orgulho em formatos que lembram laços como uma alternativa a bandeiras que são apenas compostas por faixas horizontais. A postagem de Soup não especifica que as bandeiras que fez foram por causa da questão do triângulo preto, mas pela época que as bandeiras foram feitas, é difícil acreditar que a onda de bandeiras dêmi novas não tenha tido nenhuma influência nisso.

Demi é o mesmo prefixo em inglês (demisexual, demiromantic, demialterous, etc). O prefixo demi geralmente é traduzido como semi na língua portuguesa, porém muitas pessoas já usam dêmi para descrever sua orientação ou seu gênero dentro da língua portuguesa.


Links adicionais: