Frayflux, frayfluxo, ignotaflux ou ignotafluxo é uma orientação que funciona da seguinte forma:
- A pessoa é capaz de sentir atração imediata por outres;
- A atração deixa de existir quando a pessoa e os alvos da atração se conhecem melhor;
- A atração pode retornar após formar laços emocionais fortes, mas isso não é necessariamente um acontecimento comum.
Esta é uma orientação a-espectral e a postagem apresentando o termo descreve ignotafluxo como uma mistura de ignota, gris e dêmi. Ao contrário do que o nome pode parecer, esta não é uma orientação fluida por si só (ao contrário de outras com o mesmo sufixo, como acefluxo ou bifluxo), visto que há padrões relativamente consistentes em relação a quando a atração some ou reaparece.
O termo foi cunhado por Georgia (momma-mogai-sphinx no Tumblr) em 2 de março de 2019 como frayflux. Georgia também apresentou na mesma postagem uma bandeira de orgulho geral para a identidade e bandeiras específicas para as versões romântica, sexual, sensual/sensorial, estética, platônica, queerplatônica e alternativa da orientação, usando frayflux como prefixo (frayfluxsexual, frayfluxsensual, etc).
Nenhum significado específico foi dado para cada faixa, mas pelo contexto é provável que a ideia tenha sido usar a bandeira ignota mais conhecida como ponto de partida e adicionar mais faixas para representar a mudança na presença da atração. As faixas centrais de cores diferentes, quando presentes, representariam então tais formas de atração.
Com a exceção da faixa marrom para representar a orientação romântica e da faixa rosa para representar a orientação sexual, as cores utilizadas estão também presentes em várias outras bandeiras a-espectrais: laranja para orientação sensual/sensorial, rosa para orientação estética, azul para orientação alternativa, amarela para orientação platônica e amarela e rosa para representar atração queerplatônica.
Links adicionais:
- Frayflux – momma-mogai-sphinx
- Frayfluxo / Ignotafluxo – Termos NHINCQ+