Um espaço de aprendizagem

Nonpuella

Retângulo composto por sete faixas horizontais, sendo que a primeira e a última faixa são maiores que as outras cinco listras. A primeira e a última faixa são da cor violeta, a segunda e a penúltima faixa são da cor branca, a terceira e a antepenúltima faixa são da cor rosa clara, e a faixa do meio é da cor cinza, num tom bem escuro.

Bandeira nonpuella

Ume nonpuella ou nonera possui um gênero fortemente ligado com feminilidade, mas que é inteiramente separado do gênero mulher.

Por conta de descrever um gênero em si, ser nonpuella é diferente de ser uma pessoa não-binária feminina, já que tal termo pode se referir a uma expressão de gênero ou transição desejada.

Geralmente, quem é nonpuella usa este termo de uma destas formas:

  • Como um gênero que só consegue ser descrito como um que é ligado à feminilidade, mesmo não parecendo em nada com o gênero mulher;
  • Como característica para descrever outro gênero. Por exemplo, ume homem não-binárie cujo gênero não tem nada a ver com mulher, mas que tem muito a ver com feminilidade, pode se dizer homem não-binárie e nonpuella como um único gênero.

Esta identidade foi cunhada em 3 de agosto de 2014, por stellette no Tumblr, conta atualmente desativada (o blog pode ser encontrado em stellette-archive-blog). Seu nome original era eranec, porém, foi mudado dois dias depois para fazer mais sentido em relação ao que significa em latim (nonpuella significa “não menina”).

A primeira bandeira existe ao menos desde dezembro de 2015, e foi feita por Roswell, Pastelmemer no deviantArt. Significados não foram atribuídos publicamente aos elementos da bandeira, mas é provável que a cor rosa simbolize feminilidade.

Bandeira nonpuella

Bandeira nonpuella

A segunda bandeira foi feita por nbandproud em outubro de 2016. É uma revisão, depois que houve feedback dizendo que a bandeira alternativa sugerida anteriormente tinha um tom de rosa muito forte. Esta bandeira possui:

  • Uma borda rosa, simbolizando feminilidade;
  • Um corpo/fundo verde claro, simbolizando a separação entre este gênero e os gêneros binários;
  • Uma estrela de quatro pontas azul escura, simbolizando uma mistura entre individualidade e relação com o gênero mulher.

Nonera (equivalente a mulher/homem) e nonpuella (equivalente a menina/menino) são os mesmos nomes em inglês.


Links adicionais: