Um espaço de aprendizagem

Femil

Para quem é a identidade de gênero femil?

Retângulo composto por 13 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores azul, laranja escura, laranja, laranja clara, branca, rosa clara, rosa, rosa clara, branca, laranja clara, laranja, laranja escura e azul.

Bandeira femil por momma-mogai-sphinx

Femil é um termo usado para descrever um gênero para mulheres/meninas que não possuem alinhamento nenhum com feminilidade, e que ao invés disso possuem algum alinhamento com masculinidade, com ou sem a existência de outros alinhamentos também.

Embora alinhamento de gênero seja muitas vezes um conceito utilizado como uma especificação parcialmente ou completamente externa a uma identidade de gênero que permite a pessoas não-binárias expressar similaridades com certas experiências de gênero, alinhamento aqui não precisa se referir a uma questão “formal” relacionada a descrever o próprio alinhamento de gênero de forma específica, mas sim outras percepções acerca da própria experiência de gênero. Na prática, o que isso significa é que ume femil pode:

  • Ter um gênero baseado em ser mulher que não descreveria como feminino, mas que descreveria ao menos como masculino, podendo também atribuir outros aspectos a tal gênero (como xeninidade ou autonomia de gênero);
  • Ter um gênero baseado em ser mulher, adotar masculinidade de formas relacionadas com expressão de gênero e/ou transmasculinidade e rejeitar associações com feminilidade;
  • Ter um gênero baseado em ser mulher e descrever o próprio alinhamento de gênero ao menos como masculino, mas sem descrevê-lo como feminino.

Femil é principalmente um termo para mulheres não-bináries, mas não é impossível que alguém que tenha uma experiência que descreveria mais como inconformista de gênero do que como não-binária adote o termo.

 

Existem termos que descrevem identidades similares?

Retângulo composto por sete faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores cinza escura, verde, ciano, branca, rosa, roxa e cinza escura.

Bandeira femil por coleção daybreak

O termo já mencionado mulher não-binárie abrange qualquer identidade não-binária associada com o gênero mulher. Mas também há verella, que descreve um gênero mulher que não é feminino, nonvir, que descreve um gênero masculino não relacionado com ser homem, e cenisolar, que descreve ume mulher masculine ou alguém indo na direção de uma mulheridade masculina.

Além disso, o termo melle foi cunhado junto com femil. Este se refere a ser homem sem alinhamento com masculinidade e com ao menos algum alinhamento com feminilidade.

Pessoas que são tanto femis quanto melles podem se dizer mefeilles ou femielles. Os termos foram cunhados separadamente, mas se referem ao mesmo conceito.

 

Quando/como surgiu a identidade de gênero femil? É uma tradução?

Retângulo composto por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores azul, cinza alaranjada, branca amarelada, vermelha clara e rosa escura.

Bandeira femil por Gent

Como foi uma discussão interna, não é possível providenciar links para a cunhagem de femil, mas o termo começou a ser discutido em meados de 2017 no servidor de Discord associado ao Tumblr Ask Pride Color Schemes e ao deviantArt Pride-Flags. Quem cunhou o termo foi Roswell, pastelroswell no Tumblr, que juntou female (fêmea/mulher/”gênero feminino”) com il (ele).

Embora seja provável que a identidade já tivesse sido adicionada à planilha de identidades de gênero de Pride-Flags em 2017, é possível que as primeiras menções pesquisáveis do termo sejam de 2018, pelas contas de Tumblr uncommongenders (atualmente desativada, mas arquivada no WordPress) e nonvirminas.

Em uma mesa redonda do Orientando que ocorreu em abril de 2018, a tradução de femil foi uma das discutidas. A conclusão foi a de deixar o termo idêntico ao original.

 

Que bandeiras/símbolos foram feites para representar a identidade femil?

Tecnicamente, a primeira bandeira publicada para o termo foi publicada em agosto de 2018, por system-lgbt (na época system-mogai) no Tumblr. Porém, Roswell pediu para que tal conta não publicasse bandeiras de termos que ele cunhou, por questões pessoais (acusando quem está por trás da conta de ter machucado suas amizades). A publicação original foi deletada, mas ainda existe em compartilhamentos.

Em 3 de fevereiro de 2019, momma-mogai-sphinx no Tumblr publicou sua versão de uma bandeira femil, colocando rosa para representar o gênero mulher no centro, azul para representar masculinidade em suas extremidades e faixas brancas e em três tons de laranja para representar outros possíveis alinhamentos.

Retângulo composto por sete faixas horizontais, nas cores azul, laranja escura, branca, rosa, branca, laranja escura e azul.

Bandeira femil simplificada por latefrequencies

Em 17 de fevereiro de 2021, Jude/Pink/Blixa, latefrequencies no Tumblr, publicou uma versão simplificada de tal bandeira, mantendo a ordem das cores mas usando 7 faixas ao invés de 13.

Em 20 de julho de 2024, Gent, gender-jargon no Tumblr, publicou uma bandeira femil alternativa por gostar do termo e querer oferecer bandeiras para ele. Et não publicou significados para as cores das faixas da bandeira.

Dito isso, Gent publicou significados para as cores de sua bandeira mefeille, sendo que et falou que esta faz referência aos seus designs para as bandeiras femil e melle. Tal bandeira não usa exatamente nenhuma das mesmas cores, mas contém uma faixa branca amarelada que representa alinhamentos não femininos e não masculinos, uma faixa laranja/marrom clara que representa um alinhamento masculino que não é feminino e uma faixa vermelha tijolo que representa mulheridade, as quais podem ser vistas como similares ou às três faixas centrais ou às três últimas faixas da bandeira femil de Gent.

Em 11 de setembro de 2024, coleção daybreak, daybreakthing no Tumblr, publicou outra bandeira femil alternativa, requisitada por uma pessoa anônima pelo menos 8 dias antes. Nenhume des envolvides deu significados para as cores da bandeira.


Links adicionais: