Um espaço de aprendizagem

Femigênero

Bandeira femgênero

Bandeira femigênero

Uma pessoa femigênero (alternativamente: femgênero ou femmegênero) possui um gênero feminino, no sentido de feminilidade. Não é, porém, o gênero mulher, e não é necessariamente relacionado a ele.

Femigênero é uma alternativa a femme (pronuncia-se fem), uma palavra que pode ser utilizada da mesma forma. A diferença é que femme é também uma palavra utilizada para denotar expressão de gênero, independentemente do gênero em si: uma pessoa pode ser uma mulher femme, uma pessoa gênero-fluido femme, ume maverique femme, um homem femme, etc.

É claro, não há problema nenhum em adotar femme como seu gênero; com a exceção das pessoas que acreditam que apenas lésbicas podem utilizar a palavra. O que não faz sentido, porque, historicamente, pessoas queer/LGBTQIAP+ de vários gêneros e orientações utilizaram femme para descrever sua expressão de gênero.

Femmegender (femmegênero) é uma identidade utilizada pelo menos desde 2014. Porém, em 2015, surgiu a ideia de usar femgender, por causa da preocupação em “apropriar uma palavra lésbica”, a não ser que uma pessoa fosse femmegênero e lésbica. Os dois termos (femgender e femmegender) geralmente são listados lado a lado em inglês.

A primeira bandeira femigênero foi feita por Kelly (seta-soji no Tumblr). Ela é composta de sete faixas horizontais, sendo que a do meio é maior do que as outras, que possuem o mesmo tamanho.

As cores das faixas são, respectivamente, verde-água, violeta pastel, roxa clara, roxa, roxa clara, violeta pastel e verde-água. A cor roxa representa feminilidade, e seus vários tons representam diferentes variações do gênero. A cor verde representa não-binariedade.

Bandeira femgênero

Bandeira femigênero

A segunda bandeira femigênero foi feita pelo blog Nova Pride Flags (nenhume moderadore em específico tomou crédito), e foi postada em 27 de agosto de 2015. Não foi dada nenhuma explicação para ela, mas como a ideia do blog é fazer bandeiras menos cegantes, a proposta deve ter sido apenas essa.

Esta bandeira femigênero possui cinco faixas horizontais, sendo que a do meio é maior do que as das pontas, e as das pontas são o dobro do tamanho da segunda e da quarta faixa. As faixas são, respectivamente, das cores magenta clara, verde petróleo, roxa, verde petróleo e magenta clara. No meio da faixa central, há um símbolo de Vênus (um contorno de um círculo com uma cruz em sua parte inferior) preto, com um círculo preto preenchido no centro de seu círculo.


Links adicionais: