Um espaço de aprendizagem

Eafluide

O que significa eafluide?

Bandeira composta por 15 faixas horizontais, na proporção 4:1:1:2:2:1:1:1:1:1:2:2:1:1:4. As cores de suas faixas são roxa, roxa acinzentada, amarela acinzentada, amarela clara, verde escura, verde pálida, marrom escura, marrom, marrom escura, azul pálida, azul, amarela clara, amarela acinzentada, roxa acinzentada e roxa.

Bandeira eafluida por b3anie

Eafluide, nobifluide ou enebefluide tem algumas definições diferentes, embora todas contemplem a fluidez (mudança periódica entre identidades de gênero) entre identidades não-binárias:

  1. Alguém gênero-fluido majoritariamente ou apenas fluide entre gêneros andróginos (MOGAI Archive, até agosto de 2014);
  2. Alguém cujo gênero é fluido entre múltiplos gêneros não-binários, ou de forma que nenhum dos gêneros experienciados inclui quaisquer graus de masculinidade e feminilidade (Pride-Flags, 5 de setembro de 2015);
  3. Alguém gênero-fluido entre gêneros não-binários ou andróginos (Aquatic-Candle, 17 de julho de 2016);
  4. Alguém cujo gênero é fluido somente/majoritariamente entre gêneros não-binários (Termos NHINCQ+, 29 de maio de 2018).

Existem várias identidades não-binárias, e portanto faz sentido que algumas pessoas tenham identidades que fluam fora dos gêneros homem e mulher (ou femininos ou masculinos, questão que contempla outro leque de identidades, caso seja essa a definição utilizada). Um período de não se ver com gênero mas querer se apresentar de forma andrógina pode ser descrito como uma fluidez para uma identidade libra-andrógina, um período de querer ser viste como ativamente não-binárie de forma generificada pode ser uma fluidez para maverique, um período de perceber o gênero mais calmo de forma que lembra cheiro e som de mar pode ser uma fluidez para gênero-praia, e por assim vai.

 

Qual a origem do termo e dos símbolos?

Contorno de um círculo de onde estão saíndo quatro traços. O traço que está saindo para cima termina em um formato de X. O traço que está saindo para baixo termina em outro contorno de círculo, só que menor. Os traços saindo da esquerda e da direita só apontam para baixo e para cima, respectivamente.

Símbolo eafluido originalmente proposto por Aquatic-Candle; a versão desta imagem está disponível na Gender Wiki

Os termos eafluid e nobifluid são creditados a a-tiny-peach no Tumblr (conta atualmente movida ou desativada), e é provável que tenham sido cunhados em 2014. Tais termos foram cunhados junto a marfluide, um termo para pessoas fluidas entre gêneros masculinos, e venufluide, um termo para pessoas fluidas entre gêneros femininos. Os nomes dos três termos foram baseados nos símbolos de Terra, Marte e Vênus, respectivamente.

 

A definição creditada a a-tiny-peach por MOGAI Archive menciona apenas a fluidez entre gêneros andróginos. Porém, o termo alternativo para a identidade eafluida faz referência direta à não-binaridade em geral, e não é impossível que a ideia tenha sido a de separar os termos entre gêneros relacionados com mulheres, homens e não-binaridade sem que a-tiny-peach tivesse vocabulário para descrever tal questão na época.

O termo enbyfluid, que pode ser traduzido para enebefluide, não aparece na publicação original, mas aparece em outras fontes e geralmente é colocado explicitamente como sinônimo de eafluide/nobifluide. Como é comum usar o sufixo -fluide para denotar a versão fluida de uma identidade (como bigênero-fluido para uma identidade bigênero onde há mudanças dentro da identidade de gênero), isso coloca eafluide como uma versão fluida da identidade não-binária.

Nove faixas horizontais do mesmo tamanho. As seis primeiras formam uma espécie de degradê de uma cor roxa vibrante até um tom claro da cor amarela. As três faixas embaixo possuem as cores azul, marrom e verde.

Bandeira eafluida por Pride-Flags

É possível que a primeira bandeira eafluida tenha sido feita pele moderadore original do deviantArt Pride-Flags, que a publicou em 5 de setembro de 2015. Em junho de 2016, a mesma conta publicou uma segunda bandeira, a qual foi creditada a b3anie no deviantArt. As cores utilizadas são as mesmas, e, no Tumblr Pride Color Schemes (o qual tem a mesma equipe de Pride-Flags), há uma explicação sobre as cores:

  • Azul: água;
  • Verde: plantas;
  • Marrom: terra;
  • Cores roxa, amarela e estágios entre estas: gêneros não-binários.

Algumas publicações de 2019 indicam que “e criadore da bandeira enebefluida original” ou que “e criadore do termo enebefluide” passou a ser contra a identidade. Porém, tais publicações não indicam de quem estão falando. É provável que estejam falando de uma pessoa que afirmou estar cunhando enbyfluid como alguém gênero-fluido que nunca chega a ser de um gênero binário em 2018, mas o termo já existia antes, ainda que associado também a outros significados.

Em 17 de julho de 2016, Aquatic-Candle no deviantArt publicou um símbolo eafluido, baseado em outros símbolos de gênero já existentes: há traços inclinados saindo do círculo indicando uma identidade gênero-fluido, um símbolo X para cima indicando não-binaridade e um círculo para baixo representando “outras” identidades.


Links adicionais: