O termo gênero-orientação geralmente é definido como uma identidade de gênero que é a orientação da pessoa, ou que é inseparável de tal orientação. Porém, vários termos que são definidos como identidades de gênero influenciadas por orientações ou partes específicas de orientações também tendem a ser categorizados como gêneros-orientação.
Alguns exemplos:
- Uma pessoa arromântica e assexual pode ter um senso diminuído ou inexistente de gênero por conta de sua ausência de atração, e se dizer gênero-aroace;
- Uma pessoa veldiana pode sentir que sua identidade como heterodissidente faz parte de seu gênero de uma forma que ela não consegue se identificar como 100% homem, ainda que tenha algo de homem em seu gênero, e se dizer gênero-veldiano;
- Uma pessoa pan pode perceber que sua identidade de gênero é definida pela sua atração que não se restringe a gênero, e se dizer gênero-pan.
Gênero-orientação também abrange termos juvélicos: pessoas que são gênero-sáfico, gênero-enebeano e afins podem se dizer gênero-orientação, embora também possam usar o termo gênero-juvélico. O termo gênero-orientação também serve como um guarda-chuva a quaisquer outros termos que caibam em sua descrição, mesmo que seus nomes não estejam no formato gênero-[termo relacionado com atração].
A existência de pessoas gênero-orientação não significa que todas as pessoas heterodissidentes associem suas orientações com suas identidades de gênero, e nem que ninguém pode ser heterodissidente e pertencente a um gênero binário ao mesmo tempo. Para muitas pessoas, orientação e identidade de gênero são coisas completamente separadas. A questão é que pessoas gênero-orientação experienciam um borrão entre essas categorias, uma influência entre elas ou uma inabilidade de separá-las.
O termo gênero-orientação pode ter sido cunhado, ou ao menos popularizado, a partir de 2018, mas pessoas que não separam identidade de gênero de orientação existem faz bem mais tempo, até porque a noção de pessoas heterodissidentes serem obrigatoriamente nem homens e nem mulheres “de verdade” é mais antiga do que o conceito de orientação e identidade de gênero como categorias separadas. Por exemplo, no livro Psychopathia Sexualis, publicado em 1894 e considerado um dos primeiros livros que fala do conceito de heterodissidência num contexto eurocêntrico, “sexualidade contrária” é contextualizada como a presença de “sexos psíquicos diferentes” das pessoas perissexo, cis e hétero.
O trabalho Sociabilidade Homoerótica Masculina no Rio de Janeiro na Década de 1960: Relatos do Jornal O Snob relata que foi durante a década de 60 que as chamadas bichas ou bonecas – pessoas designadas homens ao nascer que tinham relacionamentos com homens mas que assumiam um papel feminino – deixaram de se ver como um sexo à parte para se unirem dentro de categorias como gay ou homossexual, dentro do contexto social estudado. Textos do site Radfae contrapõem homens a faggots (um termo geralmente usado como xingamento contra homens heterodissidentes).
Assim, existe uma associação histórica de orientação heterodissidente com não-binaridade, ainda que para a maioria dos materiais atuais esta seja uma noção equivocada. O termo gênero-orientação só faz sentido em um mundo onde orientação e identidade de gênero são conceitos separados ao menos para parte das pessoas, afinal é um termo que reinvindica que apenas um grupo de pessoas vê tais conceitos como ligados ao serem aplicados a si.
Ainda atualmente, nem todas as pessoas que poderiam ser consideradas gênero-orientação se definem desta forma ou sequer conhecem o termo. Por exemplo, nos Gender Census de 2021 e 2022, gênero-orientação não aparece como um termo popular, enquanto os termos gay e lésbique aparecem separadamente entre os 20 termos mais usados por pessoas que não se consideram 100% homens ou 100% mulheres para se descreverem em relação a gênero.
A cunhagem específica de gênero-orientação talvez tenha acontecido após a/separadamente da cunhagem de arogênero (arogender; um termo para pessoas cuja identidade de gênero é influenciada pela sua identidade arromântica/do espectro arromântico), mas o uso de termos como gênero-gay (gaygender), gênero-lésbico (lesbiangender), gênero-bi (genderbi), gênero-pôli (genderpoly) e afins tende a ter acontecido somente após o uso do termo gênero-orientação (orientationgender).
A cunhagem de arogênero ocorreu em 16 de abril de 2018, por arokaladin no Tumblr. No mesmo dia, uma pergunta foi respondida em Beyond MOGAI Pride Flags sobre se gênero-orientação tinha bandeira. A resposta foi não, mas a bandeira foi postada no dia 21 de abril por Fy neste mesmo blog. Significados associados com a bandeira não foram disponibilizados.
Links adicionais:
- Gênero-orientação – Termos NHINCQ+
- Bandeira de Orgulho Gênero-Orientação – Beyond MOGAI Pride Flags
- como se chama quando seu gênero depende muito de sua orientação? – Beyond MOGAI Pride Flags
- Ok aqui vai, estou cunhando isso. – arokaladin
- Vamos falar sobre gênero-lésbico! – incluslesbians
- holgênero-orientação – neopronouns
- […] Como ser aroace interage com sua identidade de gênero? – aromagni
- Oláa eu não quero ofender mas como seu gênero pode ser conectado à arromanticidade? – aroacearborvitae
- Experiências Arromânticas de Gênero – Aromantic Surveys
- […] estive pensando bastante em como ser aroace (com ênfase em aro) muda como penso sobre meu gênero tanto quanto ser trans muda sobre como penso sobre ser aroace. – archaeocoyote
- Sinto que meu gênero é lésbique, ou [que] meu gênero é femme (no contexto das dinâmicas butch/femme, não só num sentido de feminilidade). Existem termos pra isso? – xeno-aligned
- Gênero-orientação está dentro do guarda-chuva xenogênero? – Ajuda NHINCQ+
- De LGBT para LGBTQIA+: O processo evolutivo do reconhecimento identitário – National Geographic
- Psycopathia Sexualis – Richard von Krafft-Ebing
- Sociabilidade Homoerótica Masculina no Rio de Janeiro na Década de 1960: Relatos do Jornal O Snob – Rogério da Silva Martins da Costa
- Recursos – Radfae
- Resultados – Gender Census
- há uma bandeira gênero-orientação? – Beyond MOGAI Pride Flags
- Arogênero – aroacearborvitae
- Gênero-Gay, Gênero-Lésbico e Gênero-Ace – just-a-mogai-blog (reblog)
- Gênero-Bi, Gênero-Pan, Gênero-Pôli, Gênero-Ômni – just-a-mogai-blog (reblog)
- Bandeira Gênero-Aroace – imoga-pride
- Gênero-Pluraliano/Gênero-Múlti – momma-mogai-sphinx
- Gênero-ficto – nebularomantic (reblog)
- Gênero-bissexual – nbgender (reblog)
- Gênero-abro – ashix0trender0juice (Wayback Machine)
- Nova Bandeira Gênero-Lésbico – illiterate-kitkat
- redesign de bandeira!! – rainbowgender
- Redesigns gênero-orientação :] – i-love-my-trans-body
- Bandeiras gênero-orientação (Pride-Flags): gênero-orientação; gênero-ace; arogênero; gênero-bi; gênero-gai; gênero-gay; gênero-juvélico; gênero-lésbico [1] [2] [3] [4] (não há envio listado com o número 2); gênero-múlti/gênero-pluraliano [1] [2]; gênero-ômni; gênero-pan; gênero-pôli; gênero-sáfico; gênero-strayt