Um espaço de aprendizagem

Duo

Bandeira duo

Bandeira duo

Uma pessoa duo é uma pessoa cuja orientação flui entre duas ou mais orientações específicas.

Por exemplo, uma pessoa duossexual pode às vezes ser frayssexual e às vezes ser gray-assexual. Ou, outra pessoa duo pode às vezes ser gay, às vezes ser pan, e às vezes ser demi.

Não há limites de quantas orientações uma pessoa duo pode ter, mas é recomendado que, se forem muitas, se utilize sans ou abro. É claro que cada pessoa pode escolher se identificar como quiser.

A diferença é que outros termos normalmente falam de uma orientação fluida de forma mais aleatória e até confusa, enquanto duo especifica que a pessoa consegue identificar as orientações pelas quais passa, ao menos de forma aproximada.

O termo foi criado por ume moderadore do Tumblr Pride Flags For Us, e foi criado pela grande quantidade de perguntas que o blog já havia recebido sobre um termo que descreve uma orientação fluida entre poucas orientações.

A bandeira duo foi postada no deviantArt Pride-Flags em 6 de outubro de 2016. Ela é creditada ae usuárie blackrhinoceros no deviantArt.

Os significados das cores das faixas da bandeira duo são os seguintes:

  • Magenta escura: Realeza
  • Caqui: Alegria
  • Verde mar: Crescimento
  • Ciano: Estabilidade
  • Azul: Profundidade

Duo é o mesmo prefixo em português e em inglês. Duosexual vira duossexual, duoromantic vira duorromântique, duoplatonic vira duoplatônique, e assim vai.

Queerflux (termo que pode ser traduzido como queerfluxo ou como queer-fluxo) é um termo similar a duo, criado por outra pessoa. Abba (queer-flux no Tumblr) descreve queerflux como uma atração que muda frequentemente, mas que não muda constantemente, e que geralmente pode ser descrita de forma precisa com rótulos de orientações existentes.


Links adicionais

Pular para a barra de ferramentas