Um espaço de aprendizagem

Proxvir

Bandeira proxvir

Bandeira proxvir

Um proxvir é alguém cujo gênero é relacionado ao masculino, mas que é completamente separado do gênero masculino.

A descrição original esclarece que proxvir não está fora do espectro de gênero, mas algumas descrições descrevem proxvir como um gênero masculino em um plano separado próprio.

Este gênero é diferente de homem não-binário porque homem não-binário pode significar várias coisas, desde alguém que é parcialmente do gênero masculino até alguém que utiliza uma apresentação masculina sem ser de qualquer gênero relacionado a algum binário. Enquanto isso, proxvir é um gênero por si só.

A relação entre os gêneros masculino e proxvir pode ser comparada com a relação entre as cores azul e verde. A cor verde pode ter vindo da cor azul (dependendo do modelo de cor), mas isso não significa que a cor verde deve ser chamada de “basicamente azul” ou de “um tom de azul diferente, afinal azul tem vários tons”.

Como os gêneros masculino e proxvir são diferentes, alguém pode ser bigênero e ter ambos os gêneros, ou ser demiproxvir, alteproxvir, ou magiproxvir.

Bandeira proxvir

Bandeira proxvir

Proxvir vem de prox (próxime) e de vir (homem). Esta palavra foi criada por volta de 2014, por Warren, usuárie wulfgendur no Tumblr.

A primeira bandeira criada foi criada pouco tempo após a definição, também por Warren. Ela é formada por um pentágono colorido em um fundo preto, com uma das pontas apontando para baixo.

As cores no pentágono (rosa bebê, violeta, azul-marinho, cinza e azul bebê) simbolizam o espectro de gênero, e um triângulo verde água na faixa cinza aponta para a faixa azul, que simboliza o gênero masculino.

Proxvir é o mesmo termo em português e em inglês.


Links adicionais:

Pular para a barra de ferramentas