Materiais sobre linguagem pessoal, neolinguagem, linguagem neutra e questões relacionadas.
Páginas: 1
Última atualização: novembro de 2023
Contém: Informações gerais sobre o que é linguagem pessoal/conjuntos e como funcionam. Inclui uma explicação rasa sobre o que é uma pessoa não-binária. Útil para quem já quer respeitar pessoas não-cis. Não muito útil se a pessoa não entende a importância de não presumir o gênero ou a linguagem das pessoas.
Conjuntos de linguagem pessoal
Última atualização: agosto de 2023
Páginas: 4, mas recomenda-se imprimir duas na frente e duas no verso
Contém: Informações mais específicas sobre conjuntos de linguagem. É um texto mais denso do que o panfleto anterior, e contém 11 recomendações de leituras relacionadas à linguagem neutra ou à neolinguagem. Foi feito como material suplementar de uma aula sobre conjuntos, e por isso é recomendável apenas com explicações prévias sobre o que são conjuntos ou pessoas não-binárias, e junto a uma explicação do que é cada link.
Observação: Nem todos os textos recomendados foram escritos pela equipe do Orientando. Caso você não queira que sua postagem/seu blog esteja neste material, contate-me; não tenho problemas em remover.
Guia rápido para o uso de conjuntos no estilo artigo/pronome/flexão
Páginas: 1
Contém: Informações bem básicas para ensinar rapidamente a usar este sistema. Útil para quando não há muito tempo para explicar, não muito útil para alguém que não entende qual a necessidade de descrever conjuntos de linguagem, ou para alguém que nem sabe que neolinguagem existe.
Versão alternativa: Noto Serif, Noto Sans + Noto Serif
Aprenda mais sobre diversidade!
Páginas: 6, contando dobras; 2, na contagem oficial do arquivo.
Contém: Informações básicas sobre o que são identidades de gênero, modalidades de gênero e conjuntos de linguagem pessoais, incluindo exemplos e outros termos relacionados. Este folder foi feito para ser uma opção mais visualmente agradável do que a maioria dos panfletos do site. Ainda que seja majoritariamente sobre outros assuntos, ao menos um terço do conteúdo explica questões de linguagem pessoal. O folder pode ser bom para informar sobre conceitos básicos e ele tem mais profundidade do que o guia rápido acima, mas não fala sobre a importância de não usar o/ele/o como linguagem genérica/neutra ou explica com calma coisas que vão além de artigos, pronomes e finais de palavra fixos.
Embora o conteúdo não esteja no Orientando, o texto Tudo, ou pelo menos muita coisa, sobre linguagem pessoal possui versão de livreto para impressão, a qual está disponível aqui. Isso pode ser útil para quem procura oferecer um recurso mais profundo sobre a utilização de linguagem pessoal não normativa do que os guias acima.