Um espaço de aprendizagem

Nãolher

Bandeira nãolher

Bandeira nãolher

Nãolher, como orientação, é uma identidade multi que especifica que a atração da pessoa é por pessoas de qualquer identidade, com a exceção de mulheres. Dependendo da pessoa, é possível que nãolher também exclua pessoas que se consideram ligadas ao gênero mulher e/ou mulheres parciais de sua capacidade de sentir atração.

Pessoas nãolher podem ter escolhido este termo para sua orientação, ao invés de outro menos específico, porque é comum a concepção errônea de que pessoas multi sempre possuem atração por homens e por mulheres, já que são estes os gêneros mais conhecidos.

Não se sabe quem inventou a orientação nãolher, mas menções de nomasexual – nome original de nãomensexual – começam a aparecer no Tumblr por volta de 2014.

Bandeira nãolher

Bandeira nãolher

Também não se sabe quem fez ou quando foi feita a primeira bandeira nãolher. A primeira bandeira é dividida em duas faixas horizontais, uma contendo um degradê de roxo para azul e outra contendo um degradê de branco até cinza escuro. Ambos os degradês são descritos da esquerda para a direita.

A segunda bandeira nãolher, feita por Pride-Flags no deviantArt, possui 8 barras horizontais, que representam as cores presentes na primeira bandeira, com 4 faixas representando cada degradê original.

Em inglês, a orientação nãolher é nowoma ou nowoman (nowomasexual, nowomanromantic, nowomanalterous, nowomaplatonic, etc).


Links adicionais:

  • Não- – MOGAI Lexicon (Wayback Machine)
  • Bandeiras (Pride-Flags): nãolher- [1] [2]; nãolherromântique [1] [2]; nãolheralternative [1] [2]; nãolhersensual [1] [2]