Um espaço de aprendizagem

Netúnique

Seis faixas horizontais no mesmo tamanho, nas cores ciano forte, ciano, ciano leve, ciano muito leve, azul muito leve e azul leve.

Bandeira netúnica

Pessoas netúnicas sentem atração por mulheres, pessoas sem gênero, e pessoas não-binárias que não são masculinas ou alinhadas com o gênero homem.

Ao menos isto é o que está na descrição original. É possível interpretar esta limitação de formas diferentes, ou até mesmo não se importar em seguir à risca as limitações desta orientação.

De qualquer forma, é importante ressaltar que a masculinidade aqui é uma questão de identidade pessoal, e não de como o corpo de alguém é, ou quaisquer outras características que muitas vezes são julgadas de forma exorsexista.

Com base em sua própria definição, pessoas netúnicas também podem se dizer trixen. A diferença é que o termo trixen é mais abrangente, podendo descrever tanto alguém que sente atração por menos gêneros do que pessoas netúnicas (ex.: só mulheres e pessoas sem gênero) quanto alguém que sente atração por mais gêneros (ex.: qualquer pessoa que não seja homem, sendo que a pessoa pode ser masculina se for mulher ou não-binária).

Este termo foi feito como uma alternativa a nãomem, mas sua definição exclui mais do que o gênero homem da atração, então, em geral, considera-se que a orientação netúnica não é equivalente a nãomem.

Netúnique e urânique foram cunhades em conjunto em 31 de agosto de 2017 por Dark, loud-and-queer no Tumblr (socialjusticeichigo, na época da cunhagem). As versões originais das palavras (neptunic, uranic) fazem referência aos planetas Netuno e Urano. É provável que o uso do nome de planetas tenha sido inspirado nas orientações mártica, terrárica e venúsica, que também foram cunhadas em 2017.

Em 17 de setembro de 2017, Dark publicou as primeiras bandeiras netúnica e urânica. Embora ambas sejam no mesmo formato e tenham seis faixas, significados não foram dados para nenhuma cor.


Links adicionais: