Um espaço de aprendizagem

Quoigênero

Bandeira quoigênero

Pessoas quoigênero (pronuncia-se cuá-gê-ne-ro) acreditam que o conceito de gênero, ou que palavras existentes para descrever gênero, não são acessíveis, aplicáveis ou dotadas de sentido para si.

Isso pode significar que uma pessoa quoigênero acha a experiência de gênero confusa; uma pessoa quoigênero pode não entender se possui um gênero, ou se sua experiência com gênero é realmente uma experiência com gênero.

Quoigênero pode ser uma palavra utilizada no lugar de questionando, o que indica que a pessoa está procurando por um termo melhor. Quoigênero pode também indicar um histórico de complicações e problemas com a procura de palavras para descrever sua identidade de gênero, e talvez uma frustração com essa busca. Ou, a identidade pode descrever uma epifania de que procurar um termo é inútil, usando assim o termo quoigênero para descrever uma identidade estável.

Uma pessoa pode ser quoigênero mesmo que acredite que algumas identidades lhe servem melhor do que outras. Até porque existem identidades relativamente similares a quoigênero, como agênero, gênero-nulo e pomogênero.

O termo quoigênero foi cunhado em 10 de julho de 2014 por Cor, a mesma pessoa que criou a orientação quoi. Quoi significa “quê”, no sentido de pergunta, em francês.

Não se sabe a origem da bandeira quoigênero, mas é possível notar que as cores são similares às da bandeira para a orientação quoi.

Quoigênero em inglês é quoigender.


Links adicionais: