Gênero-Leão ou leogênero se trata de um gênero fortemente relacionado com força e realeza. É um gênero que pode ser descrito como real, assim como leões são, metaforicamente, reis da selva.
Este termo foi conceitualizado como um gênero do Zodíaco associado ao signo Leão – é por isso que tal palavra é grafada com a primeira letra maiúscula no termo gênero-Leão – assim como gênero-Áries, gênero-Libra e afins. Além disso, gênero-Leão é um xenogênero por definição.
Os termos originais leogender e reigngender foram publicados pela primeira vez em 17 de julho de 2014 por Lyric, pridearchive no Tumblr, que também fez a primeira bandeira de orgulho para esta identidade.
A bandeira em questão utiliza a cor roxa por ser associada com nobreza e realeza, enquanto as faixas douradas foram escolhidas por lembrar de coroas e cetros associades com soberanes. Significados para outros elementos da bandeira não foram fornecidos.
Em 29 de agosto de 2015, Pride-Flags publicou uma outra bandeira gênero-Leão, feita pele moderadore original da conta, desta vez usando o símbolo do signo Leão. Os significados das cores presentes são os mesmos, mas há também uma cor vermelha, por esta também ser uma cor vista como relacionada a monarcas, segundo a pessoa que fez a bandeira.
O termo gênero-Leão foi conceitualizado durante uma mesa virtual do Orientando em 2018, a qual definiu traduções para vários outros termos também. Nela, os termos geralmente listados como gêneros do Zodíaco foram padronizados como gênero-Signo. O termo reigngender provavelmente não possui adaptações para a língua portuguesa, ao menos até o momento de publicação desta página.
Links adicionais:
- Orgulho Gênero-Leão – Pride Archive
- Gênero-Leão – Pride Color Schemes
- Gênero-Leão – Termos NHINCQ+
- Mesa redonda do Orientando: 22 de abril de 2018 – Fórum Orientando
- reigngender (e tradução) – Aster
- Bandeiras gênero-Leão em alta resolução (Pride-Flags): [1] [2]