Um espaço de aprendizagem

Vacagênero

Bandeira composta por cinco faixas horizontais, sendo que a central ocupa bem mais espaço do que as demais. Suas cores são roxa, amarela, branca, amarela e roxa. No centro da faixa branca, há um símbolo preto que parece a combinação de um símbolo sem gênero com um símbolo de Mercúrio: é um círculo com uma forma em X simétrica dentro que encosta em seu contorno, do qual sai parte de um círculo pra cima (formando "chifres") e que tem uma linha reta saindo de baixo do círculo até o final da faixa branca.

Bandeira vacagênero

A identidade vacagênero descreve uma sensação de ausência de gênero causada ou influenciada por ser intersexo. Por conta disso, só pessoas intersexo podem ser vacagênero.

A identidade ingênero descreve alguém que não sente ter gêneros por conta de ser intersexo.

Muitas vezes, ambas as identidades são colocadas como a mesma, ou mesmo como nomes alternativos para alguém integênero e agênero/sem gênero. Suas definições são bem parecidas, mas as identidades foram cunhadas separadamente e é possível que algumas pessoas prefiram um ou outro termo por conta da definição ser mais precisa para suas situações.

Múltiplas pessoas intersexo relatam desconexão das identidades que lhes foram atribuídas quando crianças por conta de serem intersexo. Em algumas pessoas, isso pode se manifestar como uma ausência de gênero.

Sete faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores preta, roxa, branca, verde clara, branca, amarela e preta.

Bandeira ingênero

O termo vacagender foi cunhado até 2015, e não parecem existir rastros de quem cunhou. O termo ingender foi cunhado em uma pergunta anônima ao Tumblr Beyond MOGAI Pride Flags que foi publicada em 6 de agosto de 2018.

Vacagênero e ingênero ganharam bandeiras no mesmo dia (2 de outubro de 2018), com a bandeira vacagênero remetendo a uma bandeira sem gênero já existente, enquanto a bandeira ingênero remete à bandeira agênero mais popular. As cores roxa e amarela podem estar referenciando uma das bandeiras intersexo mais utilizadas, e/ou as cores de uma bandeira ultergênero. Ambas as bandeiras foram feitas por AP e nenhuma possui descrição confirmando decisões sobre seus designs.

Quanto à bandeira vacagênero, especificamente, seu símbolo é uma combinação do símbolo na bandeira sem gênero referenciada com o símbolo da constelação Mercúrio, ocasionalmente usado para representar a identidade intersexo.


Links adicionais: