Pessoas a-vagas são pessoas a-espectrais (no espectro assexual/arromântico/etc.) que são a-espectrais por conta de neurodivergência, seja esta uma influência parcial ou completa.
Este termo é um subtipo da orientação neuro específico a pessoas a-espectrais, e geralmente é usado como acevague, arovague, aplavague, aroacevague, etc.
Pessoas a-vagas não são necessariamente pessoas que não sentem atração alguma, e nem necessariamente pessoas que sentem alguma atração. Não são necessariamente pessoas que não sabem de outros rótulos a-espectrais específicos que poderiam ser aplicados às suas situações (como demi, fray ou cupio), mas também não são necessariamente pessoas que querem usar outros rótulos ou que consideram que outros rótulos se aplicam a elas.
Ou seja, tudo o que ser a-vague indica é que a pessoa é a-espectral e que sua a-espectralidade é influenciada ou causada por sua neurodivergência. Os exemplos dados na aparente primeira publicação sobre o termo são:
- Uma pessoa não consegue formar atração sexual por conta de sua ansiedade, então ela se diz acevaga;
- Uma pessoa não se sente confortável com romance por conta de estresse pós-traumático, então ela se diz arovaga;
- Uma pessoa tem delírios envolvendo outras pessoas a tocando, e isso faz com que ela não consiga ter conexões sexuais ou românticas com outres, então ela se diz aroacevaga.
Mesmo assim, não é incomum que pessoas se digam a-vagas por não saberem se sentem atração de certo tipo ou não, ou por sentirem atração de forma fraca ou inconstante por conta de neurodivergência. Ou seja, pessoas não precisam não querer ter relacionamentos ou não sentirem atração alguma para se dizerem a-vagas.
Esta orientação foi cunhada por dogora no Tumblr (conta atualmente desativada) em uma postagem que aparenta ser de 2014. Mais especificamente, dogora cunhou arovague, acevague e aroacevague.
As bandeiras acevaga, arovaga, analtevaga, assensuvaga, aqueerplatonivaga e aplatonivaga mais conhecidas são creditadas a transboy-lou no DeviantArt. Elas foram postadas no DeviantArt Pride-Flags em 17 de dezembro de 2016.
Até o momento, parece que duas bandeiras aroacevagas existem, uma feita por i-love-my-trans-body postada em 23 de fevereiro de 2020 e outra feita por mourningmogaicrew postada em 3 de agosto de 2021 no Tumblr.
Bandeiras a-vagas tendem a ser compostas por faixas horizontais coloridas finas nos lados superiores e inferiores das bandeiras, com uma grande faixa cinza central em cada bandeira. As faixas coloridas tendem a representar o tipo de orientação em questão (sexual, romântica, etc).
Esta orientação utiliza o sufixo vague na língua inglesa, como em acevague, arovague, alterousvague, asensualvague, etc.
Links adicionais:
- Acevague – Termos NHINCQ+
- Arovague – Termos NHINCQ+
- Acevague e Arovague – Pride Color Schemes
- Analternativague – Pride Color Schemes
- Aplatonivague – Pride Color Schemes
- Aqueerplatonivague – Pride Color Schemes
- Assensuvague – Pride Color Schemes
- Acevague – LGBTA Wiki
- Arovague – LGBTA Wiki
- Oi, eu sou o ser que cunhou gênero-vago e gostaria de cunhar dois termos irmãos a este! – dogora (reblog)
- Não consigo dizer se sou quoirromântique ou só arovague. – sageresilient
- Estou pensando se eu ser aroespectral tem a ver com ter transtorno de personalidade limítrofe. – aro-aceplace
- Queria ver mais postagens sobre pessoas arromânticas que são arromânticas como resultado de transtornos mentais – Aromantic Aardvark
- […] se identificar como algo durante ou após abuso ou transtornos mentais é algo completamente legítimo. – Aromantic Spectrum Awareness Week
- Bandeiras a-vagas (Pride-Flags): acevaga, analternavaga, aplavaga, aqueerplatonivaga, arovaga, assensuvaga
- De qualquer forma eu me incomodei que não tem bandeira arovaga, então decidi tentar fazer uma. – that-nonbinary-guy
- Não consegui achar uma bandeira aroacevaga, então fiz uma – i-love-my-trans-body
- Bandeira aroacevaga/acearovaga – mourningmogaicrew