Gênero-praia é um gênero caracterizado pela estética de praia e/ou que possui qualidades comparáveis às de uma praia, como cheiro e/ou claridade.
Por conta disso, gênero-praia é um xenogênero. Seu conceito não depende de características como feminilidade, masculinidade, ser homem, ser mulher ou ser algo comparável (ainda que de forma negativa) a tais arquétipos, e sim do conceito de praia.
Uma pessoa gênero-praia pode ter um gênero que possui quaisquer características que possam ser associadas a uma praia. Portanto, é uma identidade relativamente versátil e subjetiva; não só o que cada pessoa associa com uma praia pode ser diferente, como também o gênero não precisa ter todas as características que a pessoa associa com uma praia.
Informações sobre este termo foram publicadas pela primeira vez em 7 de dezembro de 2018, por Oltiel (done do Tumblr com o mesmo nome). Sua bandeira foi publicada junta à definição. A bandeira é composta por cinco faixas horizontais do mesmo tamanho, cada uma representando uma característica associada com praias:
- Azul clara: céu;
- Amarela: sol;
- Laranja clara: areia;
- Água-marinha e azul real: água/mares.
Gênero-praia é o nome original da identidade, já que sua cunhagem foi feita em português, mas seu nome em inglês é beachgender.
Links adicionais:
- NOVO RÓTULO DE GÊNERO: Gênero-praia. – oltiel (captura de tela disponível aqui)
- Gênero-praia – Termos NHINCQ+
- O que são xenogêneros? – starrypride