Um espaço de aprendizagem

Questões de orientação

Materiais sobre orientações de qualquer tipo (sexuais, românticas, etc).

Previsão do documento

Pequena lista de orientações

Páginas: 1

Contém: Definições rápidas de algumas das orientações mais conhecidas, e algumas de suas respectivas bandeiras. Útil para imprimir e colocar na parede de algum lugar relacionado a questões LGBTQIAP+, e para educar sobre as orientações mais básicas. Não muito útil se a pessoa já tem certo conhecimento sobre orientações, ou se quer se aprofundar mais em definições. Pra propósitos mais educativos, eu realmente recomendo o panfleto abaixo.

 

Previsão do documento

Panfleto sobre orientações

Última atualização: 30 de novembro de 2023

Páginas: 2

Contém: O que é orientação sexual e romântica, e alguns conceitos relacionados. Também vem com uma lista de orientações um pouco maior do que a Pequena lista de orientações. Útil para explicações básicas. Não muito útil para públicos que ainda querem conteúdo mais esmiuçado do que isso, tanto pela lista de orientações ser pequena quanto por não entenderem como orientações ou atrações funcionam só com explicações básicas. Também não toca em questões de discriminação.

 

Previsão do documento

Panfleto sobre espectro assexual e arromântico

Última atualização: 29 de novembro de 2023

Páginas: 2

Contém: Informações sobre as identidades assexual e arromântica (similares às da página sobre a orientação a-) e uma tabela com 11 orientações do espectro assexual/arromântico e suas definições, juntamente com bandeiras de cada identidade (geralmente as mais usadas). Útil para ensinar sobre conceitos básicos a pessoas que já possuem algum entendimento do que é orientação e atração; não muito útil para quem não sabe diferenciar atração de orientação e ação, ou para quem quer saber sobre história ou opressões.

 

Previsão do documento

Identidade bi e questões relacionadas

Páginas: 10

Contém: Informações básicas sobre o que é gênero, atração e orientação; informações e concepções errôneas sobre a identidade bi; identidades similares a bi; informações sobre monossexismo. A mini-apostila foi criada para complementar uma aula sobre a identidade bi; pode ser maçante demais para distribuir a pessoas que não conhecem nada ou não querem saber do assunto.

Previsão do documento

Sobre atração por mais de um gênero

Páginas: 2

Formato recomendado para impressão: A5

Contém: Informações básicas sobre o que é ser multi, e sobre algumas formas de ser multi. Contém uma lista com 12 orientações multi. Talvez o documento não seja tão detalhado ou explicativo quanto outros panfletos, já que a ideia é ser um panfleto menor e mais direto, direcionado a pessoas que já possuem algum conhecimento básico sobre orientações.

Previsão do documento

Alguns exemplos de orientações multi e de seus significados

Páginas: 1

Formato recomendado para impressão: A4

Contém: Uma lista de 16 identidades multi. Serve principalmente para colar em paredes ou portas.