Um espaço de aprendizagem

Recipro

Bandeira recipro

Uma pessoa recip, recipro ou lícica (forma de prefixo: lici- ou líci-) é capaz de sentir atração somente quando outra pessoa expressa interesse/atração primeiro.

Ou seja, a pessoa não sente atração, até que alguém convida a pessoa para ir num encontro romântico, ou se aproxima fisicamente, ou pede em namoro, etc. Também é possível sentir atração caso a pessoa lícica pense que a outra pessoa sente atração, mesmo que não seja realmente o caso, ou mesmo que a outra pessoa não tenha mostrado atração explicitamente.

Esta orientação foi possivelmente cunhada em 2014, por knuxouge no Tumblr (conta atualmente em branco). Posteriormente, a pessoa falou que não queria que outres utilizassem o termo. Como alternativa, 0RCH3STR4B4B13S no Reddit cunhou lícique para substituir o termo. Ainda assim, o uso de recipro é bem mais comum.

A bandeira lícica mais usada é composta de quatro faixas horizontais de igual tamanho, nas cores rosa, magenta clara, branca e preta. As cores possuem os seguintes significados:

Bandeira reciprorromântica

  • Rosa e magenta: atração;
  • Branca: ausência de atração;
  • Preta: assexualidade/arromanticismo.

Existem versões de tal bandeira com uma faixa central adicionada (sendo que todas as faixas continuam sendo do mesmo tamanho em relação às outras). Tal faixa é colorida de acordo com o tipo de orientação (sexual, romântica, etc).

Recip e recipro são os mesmos prefixos em inglês (recipromantic, reciproalterous, reciprosexual, etc). Lícique é originalmente lycic, com a forma de prefixo sendo lyci- (lycisexual, lyciromantic, etc.).


Links adicionais: