Um espaço de aprendizagem

Proxvir

Bandeira proxvir

Bandeira proxvir

Ume proxvir é alguém cujo gênero é relacionado a homem*, mas que é completamente separado deste gênero.

A descrição original diz que proxvir não está fora do espectro de gênero, mas algumas descrições descrevem proxvir como um gênero masculino em um plano separado próprio (ainda que a descrição original também não se refira a proxvir como um gênero masculino, ao menos não no sentido de masculinidade).

Este gênero é diferente de homem não-binárie porque homem não-binárie pode significar várias coisas, desde alguém que é parcialmente homem até alguém que utiliza uma apresentação considerada masculina sem ser de qualquer gênero relacionado a algum binário. Enquanto isso, proxvir é um gênero por si só.

A relação entre os gêneros homem e proxvir pode ser comparada com a relação entre as cores azul e verde. A cor verde pode ter vindo da cor azul (dependendo do modelo de cor), mas isso não significa que a cor verde deve ser chamada de “basicamente azul” ou de “um tom de azul diferente, afinal azul tem vários tons”.

Como os gêneros homem e proxvir são diferentes, alguém pode ser bigênero e ter ambos os gêneros, ou ser demiproxvir, alteproxvir, ou magiproxvir.

Bandeira proxvir

Bandeira proxvir

Proxvir vem de prox (próxime) e de vir (homem). Esta palavra foi criada por volta de 2014, por Warren, usuárie wulfgendur no Tumblr.

A primeira bandeira criada foi criada pouco tempo após a definição, também por Warren. Ela é formada por um pentágono colorido em um fundo preto, com uma das pontas apontando para baixo.

As cores no pentágono (rosa bebê, violeta, azul-marinho, cinza e azul bebê) simbolizam o espectro de gênero, e um triângulo verde água na faixa cinza aponta para a faixa azul, que simboliza o gênero homem.

Proxvir é o mesmo termo nas línguas portuguesa e inglesa.


* O termo homem está sendo utilizado nesta página como uma forma de se referir a um dos gêneros binários. É possível também que proxvires não sintam conexão a esta palavra específica quando pensam no gênero binário próximo às suas experiências como proxvires. Informações sobre isto se encontram aqui.


Links adicionais: