Um espaço de aprendizagem

Pangênero

Retângulo composto por sete faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores amarela, salmão, rosa clara, branca, rosa clara, salmão e amarela.

Bandeira pangênero

Pessoas pangênero podem ser:

  • Pessoas que possuem muitos gêneros, de uma vez só ou não;
  • Pessoas que são de todos os gêneros possíveis dentro de sua cultura/experiência de vida;
  • Pessoas que possuem infinitos gêneros dentro de sua própria cultura/experiência de vida;
  • Pessoas cujos gêneros vão além dos gêneros conhecidos, sendo que estes gêneros desconhecidos ainda estão dentro de sua cultura/experiência de vida;
  • Alguém que possui gêneros conhecidos e desconhecidos, sendo que, novamente, estes gêneros desconhecidos estão dentro de sua cultura/experiência de vida;
  • Alguém que sente que possui gêneros demais para a palavra poligênero parecer adequada.

É importante notar que pessoas pangênero geralmente descrevem uma experiência de gênero abstrata e/ou grandiosa, e que por isso preferem pangênero a poligênero ou a outros rótulos que só descrevem “vários gêneros”. Podem se ver em praticamente todas as identidades de gênero que poderiam se aplicar a si e ainda sentir que elas não descrevem totalmente como se sentem, ou podem não se importar muito em como são tratadas porque sentem que todas as interpretações acerca de seu gênero estão parcialmente corretas, como alguns exemplos.

Não é possível ter todos os gêneros, porque há gêneros que são apenas acessíveis para pessoas com certas experiências de vida. Uma pessoa não pode ser de um gênero de uma cultura com a qual não é familiarizada, pois não conhece as relações de gênero de tal cultura, e não vivenciou aquela cultura. Uma pessoa neurotípica não pode ter um neurogênero, assim como uma pessoa perissexo não pode ter um integênero. E assim por diante.

Ou seja, mesmo que pan signifique todes, pessoas pangênero não possuem todos os gêneros, e nem dizem possuir todos os gêneros, na maior parte dos casos. Pessoas pangênero que dizem que possuem todos os gêneros provavelmente não entendem muito sobre a variedade de gêneros existentes, aplicando o termo para si mesmas quando na verdade são bigênero, ambonec, trigênero ou mesmo poligênero.

O que é comum é pessoas que não são pangênero presumirem que pangênero significa ter todos os gêneros e que por isso espalham tal informação, ou veem a informação e atacam a identidade pangênero por ser racista/capacitista/diadista/etc. por supostamente apropriar gêneros quando isso não é possível e nem está sendo feito (na maior parte dos casos).

Em lugares onde a identidade pangênero não está definida como uma das definições no início da página, ou como “alguém com todos os gêneros”, muitas vezes a definição de pangênero é algo como “ter um gênero misto”, “não se identificar com um gênero estático”, “ser algo além de homem e mulher”, “ter uma apresentação que flui entre masculina e feminina” ou outra definição mais genérica. Porém, estas definições caíram em desuso em sua maior parte, possivelmente por haverem identidades que expressam isso de forma mais específica e com menos estigma atualmente.

Pessoas também podem ser panfluidas: isso significa que suas identidades de gênero fluem entre pangênero e agênero. Além disso, o prefixo pan pode ser adicionado a certas identidades de gênero abrangentes para denotar uma experiência pangênero acerca de certo grupo de identidades de gênero, como panxenogênero no caso de alguém que sente ter infinitos xenogêneros mesmo que não tenha gêneros que não são xenogêneros, por exemplo.

Existem menções à identidade pangênero desde o fim da década de 90, pelo menos. Porém, não sabemos quando ela passou a ser categorizada mais em relação a muitos gêneros do que em relação aos gêneros binários.

A bandeira pangênero que está no início desta página foi feita por Cari Rez Lobo, e foi postada no blog Pangendering em 28 de janeiro de 2015. Ela é baseada na bandeira agênero, e seus significados são os seguintes:

  • Faixas amarelas: gêneros fora do binário homem/mulher;
  • Faixas vermelhas claras: a transição de tais gêneros para gêneros próximos ao binário homem/mulher;
  • Faixas rosa: a combinação de homem e mulher;
  • Faixa branca: a mistura entre todos os gêneros.

Pangênero em inglês é pangender. Panfluide em inglês é panfluid.


Links adicionais: