Um espaço de aprendizagem

Noéti

Fundo preto com um triângulo branco apontando da esquerda para a direita e uma faixa bege no meio.

Bandeira noetissexual

Alguém noeti ou noéti sente atração apenas com base em perspectivas compartilhadas, formas de pensar, ou outros aspectos de como a mente (não o cérebro) de alguém funciona. Esta orientação pode ser considerada uma versão mais específica de gris e/ou uma identidade similar a demi ou âmicus.

Segundo Michon Neal (neal_michon no Medium), a pessoa que cunhou o termo, ao contrário de sapio – uma orientação problemática por focar em intelecto/inteligência, um conceito capacitista, colonialista, misógino e afins – a orientação noéti descreve uma atração mental, um amor pela paisagem mental de alguém e desejo de explorá-la. É amar a forma que a pessoa pensa e sua mente única; sua criatividade, sua ingenuidade, suas besteiras, seu humor, sua inteligência emocional, a forma que a pessoa usa palavras e/ou a forma que separa um espaço para a pessoa em seus pensamentos, e mais. É atração pela mente da pessoa num todo, não pelas funções cerebrais ou por apenas uma parte da mente.

Fundo preto com um triângulo branco apontando da esquerda para a direita e uma faixa verde no meio.

Bandeira noetirromântica

Michon Neal é, em suas próprias palavras, alguém neurodivergente com doenças mentais e doenças/deficiências crônicas, que vive como uma pessoa negra, autista e deficiente. Também estudou formalmente o cérebro e a mente e histórias de genocídio, trauma médico, trauma transgeracional, doenças mentais, queeridade, racismo, neurodivergências, deficiência e mais. Por isso, o termo noéti não deve ser visto como uma forma de disfarçar sapio com um novo nome e definição similar, e sim como um conceito separado que pode ser útil para algumas das pessoas que genuinamente viam sapio como sua identidade, mas que foi mais bem pensado e que é certamente menos excludente.

A primeira postagem pública sobre a orientação noéti foi provavelmente uma no Medium de 3 de março de 2016. Uma postagem mais compreensiva sobre o assunto foi publicada em 28 de outubro do mesmo ano.

A primeira bandeira noetissexual é creditada ao Tumblr Beyond MOGAI Pride Flags, que a postou em 11 de dezembro de 2016. No dia 16, foram postadas as versões de tal bandeira para as orientações noetirromântica, noetiplatônica, noetissensual, noetialternativa e noetiqueerplatônica; a diferença entre elas é apenas a(s) cor(es) da faixa central.

Os significados dados à bandeira noetissexual são:

  • Cor preta: O que está escondido, secreto ou desconhecido, porque a maneira que a mente de alguém funciona é ambígua e um mistério;
  • Cor branca: A abertura desejada para aprender mais sobre os mistérios da mente de alguém;
  • Cor bege: A estabilidade numa proximidade entre pessoas atraídas pela mente uma da outra.
9 faixas verticais do mesmo tamanho, nas cores preta, vermelha, laranja, amarela, branca, cinza, azul, roxa e preta.

Bandeira noéti

Outra bandeira, desta vez para a orientação noéti como um todo, foi feita por Hail (almighty-hail no Tumblr). Ela tem diversas faixas coloridas com cores retiradas de fotos de galáxias e nébulas, porque assim como o universo, a mente pode ser um lugar misterioso e fascinante que vale a pena explorar e aprender sobre. Além disso, a bandeira tem significados específicos para suas faixas:

  • Pretas: Mistério, como a vastidão do espaço;
  • Vermelha e laranja: Pessoas femininas ou alinhadas com o gênero mulher;
  • Amarela: Gêneros não-binários;
  • Branca e cinza: Xenogêneros, identidades do espectro agênero e outras identidades não citadas;
  • Azul: Pessoas masculinas ou alinhadas com o gênero homem;
  • Roxa: Identidades entre gêneros binários e integêneros.

Existem outras bandeiras similares a esta, para serem menos agressivas aos olhos ou horizontais ao invés de verticais.

O prefixo noéti é apenas noeti na língua inglesa (noetisexual, noetiqueerplatonic, etc). O nome vem provavelmente da mesma raiz que a palavra noétique; algo noético é algo pertencente ao âmbito intelectual e da mente.


Links adicionais: