Pessoas cúpio ou cupio não sentem atração por ninguém, ou quase ninguém. Porém, sentem vontade de ter relacionamentos. Esta é uma orientação a-espectral, e, no geral, a comunidade cúpio se considera um subtipo da comunidade assexual/arromântica/etc.
Pessoas cúpio podem acabar não entrando em relacionamentos para evitar a frustração de outras pessoas, ou até mesmo a própria; ou podem ter relacionamentos, só que sem atração.
Pessoas podem ser apenas cupiossexuais (querer sexo sem sentir atração), apenas cupiorromânticas (querer relacionamentos amorosos sem a capacidade de se apaixonar), ou serem tanto cupiossexuais que também são cupiorromânticas.
Também é possível combinar cúpio com outras orientações. Uma pessoa cupiogris pode ser alguém que raramente sente atração, mas que também deseja ter relacionamentos sem atração. Uma pessoa cupiobi pode ser alguém que não sente atração, mas que deseja ter relacionamentos com pessoas de dois ou mais gêneros.
Cúpio originalmente era kalos, um rótulo cunhado em junho de 2014 por Lou (nonbinary-santa no Tumblr, acelyssie na época). Porém, não só fizeram diversas piadas em relação à região Kalos de Pokémon, como Lou também descobriu que tinha entendido errado o que significava o prefixo kalos. Por isso, o rótulo foi trocado para cúpio.
A primeira bandeira kalos, uma bandeira composta por quatro faixas horizontais de igual tamanho, sendo elas das cores preta, roxa, laranja, e branca, foi feita em 7 de junho de 2014, e foi amplamente criticada por ser muito agressiva aos olhos. Ela foi feita por Eris (chaotic-evil-gender no Tumblr).
No dia 18 de junho do mesmo ano, Dolly (crybabydyke no Tumblr) postou sua sugestão para a bandeira kalos: uma bandeira composta por quatro faixas horizontais de igual tamanho, sendo elas das cores cinza, azul clara acinzentada (comumente referido como roxo claro), branca, e rosa clara. Esta bandeira se manteve após a mudança do nome da orientação.
Segundo Dolly, as três primeiras faixas representam a bandeira assexual, enquanto a faixa rosa simboliza o desejo de e/ou a abertura a relações ou à ideia de ter relações, mesmo que não haja atração.
Cupio e kalos são também os nomes originais na língua inglesa (cupiosexual, cupioromantic, kalossexual, kalosromantic).
Links adicionais:
- Kalossexual e kalosromântique – acelyssie (Wayback Machine)
- Olá, vocês sabem de algo sobre ser kalosromântique/kalossexual? – Asexual Advice
- Kalos mudou porque… – Shades of Grayro
- Então, precisa haver uma explicação melhor de cupiorromântique – mintagecondition (repostagem gravada na Wayback Machine)
- Discussão (e links para mais postagens em tal discussão) sobre a ideia de que o termo cúpio é só alossexismo/amatonormatividade – rotten-zucchinis
- Então, estive brincando com ideias para bandeiras – chaotic-evil-gender
- Bandeira proposta para Kalosrromântique/Kalossexual – crybabydyke (Wayback Machine)
- Bandeiras cúpio (Pride-Flags): gerais [1] [2] [3]; cupiorromânticas [1] [2] [3]; cupiossensual/cupiossensorial