Um espaço de aprendizagem

Gênero-régua

O que significa ser gênero-régua?

Em um retângulo magenta, há duas linhas finas próximas ao centro. A de baixo é vermelha, enquanto a de cima é dividida em segmentos azul, turquesa e verde-água. No centro da parte turquesa, há um retângulo azul escuro na horizontal, um pouco mais grosso do que a linha.

Bandeira gênero-régua por Cas

Alguém gênero-régua tem uma identidade composta por duas partes, uma por cima da outra, com intensidade variável. Porém, uma das identidades é fixa, enquanto a outra está constantemente mudando.

Por exemplo, uma pessoa aporagênero-régua é sempre aporagênero, mas também tem outra identidade de gênero que passa por mudanças, como, por exemplo, de homem para mulher para gênero neutro.

 

Qual a diferença entre gênero-régua e outras identidades?

Gênero-régua é um termo mais específico que gênero-fluido, poligênero ou outros termos similares por especificar uma parte da identidade de gênero que não muda e outra que muda.

Quanto à diferença entre gênero-régua, demifluide e horogênero, esta pode variar de acordo com o intuito de quem usa cada um dos termos. Gênero-régua especifica que um gênero está em cima do outro, enquanto horogênero descreve a parte fixa com um núcleo e demifluide não especifica posiçõees, mas podem haver pessoas que não se importam em usar qualquer um dos três termos para expressar suas experiências.

 

De onde veio o termo gênero-régua?

Retângulo composto por sete faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores branca, azul clara, cinza, roxa, amarela, rosa clara e preta.

Bandeira gênero-régua por Alex

Em 30 de outubro de 2016, Ari, da equipe do Tumblr questioning-resources, publicou um texto explicando [Gender]Slider, identidade que decidiu cunhar para se descrever. O uso de colchetes foi para enfatizar que o termo fosse utilizado com alguma identidade de gênero no lugar de [Gender], com Ari dando o exemplo agenderslider (agênero-régua). Ari também creditou themercyrose e goodpositivitylgbt no Tumblr pela ajuda com o termo.

Em uma mesa redonda do Orientando que ocorreu em abril de 2018, foram discutidas diversas traduções de termos, entre elas, a de [Gender]slider. A palavra slider – a qual tem múltiplos significados na língua inglesa – foi interpretada como um controle deslizante em uma mesa de som ou equipamento similar, que ocasionalmente se denomina como régua em contextos informais.

 

Quem fez as bandeiras gênero-régua?

Ari não publicou nenhuma bandeira gênero-régua, ressaltando que se importou mais com a existência do termo do que com a de uma bandeira, ainda que não tivesse desencorajado ninguém de fazer uma.

Em um retângulo branco, quatro círculos são dispostos um ao lado do outro, nas cores rosa, roxa, preta e azul, de tons iguais aos da bandeira gênero-fluido mais famosa. O círculo roxo é maior do que os outros.

Uma das bandeiras gênero-régua feitas por genderfluidtales

Em 31 de outubro de 2016, Ari mostrou sob outro nome de tela do Tumblr, nonbinarying, uma bandeira gênero-régua publicada por Cas, na época theangrybi no Tumblr. Uma semana depois, no dia 7 de novembro, Ari mostrou uma bandeira alternativa feita por Alex, atualmente sllng-glttr-fr-th-plstr-blog no Tumblr. Alguns dias depois, em 12 de novembro, Ari novamente mostrou mais bandeiras, desta vez quatro de uma vez só, todas creditadas a genderfluidtales no Tumblr. Não foi possível encontrar as publicações originais mostrando cada uma dessas bandeiras, ou se tais publicações sequer existem.

A única bandeira cujos significados foram mencionados foi a de Alex, que usou as faixas preta e branca para indicar uma identidade agênero, as faixas rosa e azul para indicar identidades demigênero, amarela e branca para indicar uma identidade demifluida e a faixa roxa para indicar uma identidade gênero-fluido. A lógica é que todas estas identidades podem estar inclusas na fluidez gênero-régua.


Links adicionais: