Uma pessoa egogênero (em inglês, egogender; de ego, eu/si em latim/grego) possui um gênero que considera único a si.
Egogênero é uma identidade que é tão incomparável com conceitos existentes de gênero que só pode ser descrita como “eu”. Por isso, egogênero às vezes é chamado de [nome]gênero, com [nome] sendo o nome da pessoa egogênero.
Mesmo que a identidade egogênero teoricamente possa cobrir qualquer experiência de gênero, fixa ou fluida, singular ou múltipla, existente ou não existente, total ou parcial, e assim por diante, uma pessoa pode identificar seu egogênero como um entre vários gêneros, ou não sendo um gênero muito forte, ou sendo relacionado com alguma característica normalmente associada a outro gênero, como feminilidade ou masculinidade. Portanto, podem existir pessoas demiegogênero, egofemininas, entre outras combinações.
Este rótulo provavelmente surgiu em 2014, e é creditado a queerspike, uma conta de Tumblr atualmente inexistente.
Existem duas bandeiras egogênero; a primeira, feita em 4 de novembro de 2014 por Helkie, same-memes no Tumblr, é composta por três faixas horizontais de igual tamanho, sendo a de cima roxa, a do meio azul piscina, e a de baixo azul. Não foram dados significados às cores.
A segunda é creditada a Raleigh, Pastelmemer no deviantArt, e foi postada no blog Pride Flags For Us em 25 de maio de 2015. É composta por quatro faixas horizontais de igual tamanho, sendo a primeira preta, a segunda amarela num tom pálido, a terceira branca, e a quarta amarela num tom dourado. A cor amarela foi escolhida por ser associada ao ego.
Helkie também fez bandeiras para egomeninos, egomeninas, e egomenines, até por se identificar como egomenina na época.
Links adicionais:
- Gêneros cunhados por queerspike – MOGAI Archive (reblog)
- Fiz algumas bandeiras – same-memes
- Bandeira de orgulho egogênero – Pride Flags For Us (link morto, favor entrar em contato caso você saiba de alguma versão arquivada)
- Bandeiras egogênero (Pride-Flags): egogênero [1] [2]; egomenina; egomenine; egomenino