Um espaço de aprendizagem

Transandrógine

Retângulo composto por 5 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores roxa, roxa clara, branca, roxa clara e roxa.

Bandeira transandrógina

Pessoas transandróginas ou transdróginas são pessoas que se identificam mais com androginia (qualidade relacionada ao gênero andrógine) do que com feminilidade, masculinidade ou outras qualidades de gênero associadas com os gêneros que lhes foram designados ao nascimento.

O termo transandrógine é uma cunhagem relativamente óbvia baseada em termos mais abrangentes e conhecidos (transfeminine/transmasculine + andrógine), mas decaykid no deviantArt, que cunhou o termo formalmente, teve a intenção de usar o termo como:

  • Algo exclusivo para pessoas trans designadas homens ou mulheres ao nascimento que se identificam com androginia mais do que se identificam com masculinidade ou feminilidade;
  • Algo que define androginia como uma mistura de gêneros binários, uma ausência de gênero ou uma mistura dos gêneros binários com ausência de gênero;
  • Algo que inclui pessoas genderqueer que não são ou se veem como não-binárias, mas que não inclui pessoas trans binárias.

Ainda assim, pela similaridade do termo com outros como transneutre e transxenine, é possível que ele também seja usado por pessoas que:

  • Possuem identidades de gênero relacionadas com androginia e/ou com ser andrógine, ou mesmo que possuem tanto qualidades femininas ou de mulheres quanto masculinas ou de homens, e querem usar um termo menos específico do que algo como andrógine, proxangi ou ambonec;
  • Querem sinalizar uma expressão de gênero, uma transição física e/ou social feita ou desejada e/ou um alinhamento de gênero que tem a ver com androginia, independentemente de suas identidades ou modalidades de gênero.

Por conta da existência de outros termos mais específicos ou abrangentes, também é provável que pessoas que não queiram ser associadas com androginia (por se verem como mais neutras, xeninas, outerinas ou etc. ao invés de andróginas) não tenham muita vontade de se dizerem transandróginas.

A bandeira transandrógina foi postada por decaykid em 23 de abril de 2017, e é possível que esta tenha sido também a primeira publicação sobre o termo transandrógine.

Não foram fornecidos os significados dos elementos da bandeira, mas ela é similar à bandeira transgênero mais conhecida em sua simetria e faixa central branca. Também é possível que a cor roxa tenha sido escolhida por ser a mistura de rosa e azul, cores associadas com feminilidade/o gênero mulher e com masculinidade/o gênero homem, respectivamente.

Esta identidade se chama transandrogynous ou transdrogynous na língua inglesa.


Links adicionais: