Um espaço de aprendizagem

Neutroix

O áudio a seguir contém o texto da página, ignorando o posicionamento da imagem e os links adicionais no final da página.


Retângulo composto por 5 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores roxa, amarela, branca, verde e preta.

Bandeira neutroix

Neutroix pode ser:

  1. Um gênero que é completamente neutro por conta da intersexualidade da pessoa;
  2. Alguém que é neutrois por conta de ser intersexo.

É mais comum que a primeira definição seja fornecida, porém ela é muitas vezes acompanhada de alguma variação de “é como neutrois mas para pessoas intersexo”, então a segunda definição também pode aparecer ou estar em uso.

A diferença é que neutrois não é necessariamente um gênero completamente neutro, podendo também ser uma ausência de gênero, um gênero não necessariamente neutro fora do binário de gênero, entre outras possibilidades. Mesmo assim, o termo neutroix provavelmente foi inspirado em neutrois, por mais que não se saiba se quem cunhou o termo achava que neutrois era apenas um gênero completamente neutro ou só quis usar um termo mais conhecido relacionado com neutralidade como ponto de partida.

O termo neutroix existe ao menos desde 2015. A bandeira mostrada nesta página foi publicada no Tumblr leptrois em 16 de setembro de 2018.

Tal bandeira é composta por 5 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores roxa, amarela, branca, verde e preta. Ainda que significados para elas não tenham sido divulgados publicamente, as duas primeiras faixas remetem às cores da bandeira intersexo feita pela OII, enquanto as três faixas restantes possuem as mesmas cores da bandeira neutrois mais conhecida. Além disso, a primeira metade da bandeira pode ser referência à primeira bandeira ultergênero (termo para pessoas intersexo que não possuem os gêneros que lhes designaram ao nascimento, mas que não sentem ter experiências trans por serem intersexo).

O termo neutroix é igual na língua inglesa. Não existe pronúncia oficial, mas se for para seguir a pronúncia da língua francesa, é idêntica a neutrois.


Links adicionais: