Nímise, termo que também pode ser abreviado como nim, é um gênero ambíguo ou indefinido.
O termo foi cunhado para ser um gênero específico caracterizado por ambiguidade ou indefinição; ou seja, é algo mais parecido com aporagênero do que com agênero ou pomogênero.
Ambiguidade em gênero é explicada pelo Tumblr Variant Archive como um traço de um gênero que está aberto a interpretação, ou que não se conforma a nenhuma interpretação específica. Mesmo assim, a cunhagem de nímise precede tal explicação, e então é possível interpretar a identidade nímise de outras formas, como um gênero com múltiplos significados, pouco firme ou incerto. Como qualquer outra identidade de gênero, só cada pessoa que usa o termo pode explicar qual sua interpretação exata do termo.
A palavra nímise é derivada das palavras nimbus (que significa nuvem) e nebula (que se refere às numerosas nuvens de gás e pó no espaço). O termo original na língua inglesa é nymhs.
A intenção do termo nímise é ser um adjetivo (“eu sou nímise”, “pessoas nímise são legais”), enquanto nim é substantivo (“eu sou ume nim”, “nins são legais”).
O termo é creditado a Selkey Aliénrive, que cunhou o termo em dezembro de 2015. No entanto, os registros mais próximos disso acessíveis atualmente datam de 2017.
A bandeira nímise, que parece ser composta por faixas laranja, azuis, rosas e roxas em volta de um círculo parcialmente cortado laranja e rosa, é vagamente baseada em Saturno e em cores muitas vezes associadas com espaço, nebulosidade e falta de forma. Também remete à formação de uma protoestrela a partir de uma nebulosa.
Links adicionais:
- Nímise – Nonbinary Resource (link arquivado aqui)
- Nímise – Pride-Flags
- Uma proposta de ambiguidade em gênero como um traço independente – Variant Archive
- Nimbus – Dicionário Merriam-Webster
- Nebula – Dicionário Merriam-Webster
- Etapas evolutivas das estrelas – Profa. Maria de Fátima O. Saraiva